30 C
Catanduva
domingo, junho 23, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoDiversão e conscientização marcam primeiro dia do Green Nation em Rio Preto

Diversão e conscientização marcam primeiro dia do Green Nation em Rio Preto

Aventurar-se em uma viagem de submarino até o fundo do mar ou em um voo de asa-delta até as alturas. Testemunhar a transformação de um rio após a retirada do lixo ou acompanhar o funcionamento de uma usina de reciclagem de garrafas pet. Alunos de escolas municipais de Rio Preto puderam experienciar tudo isso e muito mais no primeiro dia do Green Nation, movimento que reúne sustentabilidade, cultura e educação. O prefeito Edinho Araújo também esteve no local, acompanhado da secretária de Educação Fabiana Zanquetta.

As atividades são gratuitas no Complexo Swift – Graneleiro, até o dia 25. Em paralelo, ocorre o Festival Multimídia, também até domingo, e a Mostra de Cinema, que se estende até o dia 30.

“Nossa, fiquei até tonto, foi muito legal ver os golfinhos, a baleia, o tubarão”, diz João Vitor Gomes de Oliveira, 10 anos, da Escola Municipal Paul Percy Harris. Ao ser questionado sobre o que aprendeu no Submarino, responde rapidamente: “não pode jogar lixo por aí, pois vai parar tudo no fundo do mar”.

Durante o passeio pelo fundo do mar, um dos colegas de escola de João gritou: “É o melhor passeio da minha vida”. A estudante Ana Julia de Moraes Gomes, 10 anos, conta que já mergulhou uma vez no mar. “Esse lixo faz mal para os animais que vivem lá. É muito triste.”

As experiências, interativas e imersivas, despertam os sentidos e as emoções. A adolescente Adriane Lima, 11 anos, aluna da escola Paul Harris, sentiu um misto de medo e euforia durante um “voo” de asa-delta, sobre as águas brasileiras de rios, lagoas e cachoeiras. “No começo, deu um pouquinho de medo, mas depois foi maravilhoso, incrível mesmo. A mensagem é que temos de cuidar do mar, das plantas, do nosso planeta. É tão bonito ter a cidade limpa e tão triste quando vemos animais serem maltratados”, conta.

Entre os dias 21 e 23 de setembro, cerca de 3 mil alunos da rede municipal de ensino devem visitar o Green Nation. Escolas particulares, instituições e ONGs também se inscreveram para acompanhar o evento, primeira vez sendo sediado em Rio Preto.

Segundo a organização, “a ideia é pensar, viver e sentir os desafios do nosso tempo, assumindo o compromisso com a cidadania planetária, a mudança de atitude e a geração de impactos positivos.”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

A importância de se preservar a natureza e os impactos causados pela poluição, consumo desenfreado e descarte irregular de lixo são tratados em praticamente todas as atrações, pois o evento está ancorado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) – Agenda 2030.
A Mostra de Cinema acontece do dia 26 até o dia 30 de setembro no Riopreto Shopping Center (Cine Multiplex). Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão. Mais informações em: https://greennation.com.br/green-nation-rio-preto/.

Após o sucesso na edição promovida na Capital, no meio do ano, Rio Preto é a primeira cidade do interior a receber o Green Nation, evento que completa dez anos e é um dos principais no Brasil a conectar sustentabilidade, cultura, entretenimento e educação.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES