16.7 C
Catanduva
domingo, julho 14, 2024
spot_img
InícioCatanduvaEMCAa dá início a 3ª rodada do levantamento de índice larvário

EMCAa dá início a 3ª rodada do levantamento de índice larvário

A EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) iniciou a 3ª rodada de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) em Catanduva. A ação visa identificar a situação da cidade, por bairro, referente à quantidade de larvas e criadouros do mosquito transmissor da dengue. A expectativa é de que o estudo deve ser concluído em 15 dias.

Para executar o levantamento, de forma aleatória, os imóveis são sorteados e divididos pelos quatro cantos da cidade. Os agentes de endemias percorrem as residências e, em caso, de identificada larva do mosquito, a amostragem é recolhida e destinada a análise laboratorial. Com o resultado, será aferido o percentual de infestação do vetor.

No último levantamento, realizado em julho, a cidade apontou 1,4, o que significa sinal de alerta para infestação. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 1%. O índice é utilizado para ações direcionadas pela EMCAa, visando ao controle do mosquito e transmissão de dengue.

Ao mesmo tempo, os agentes permanecem envolvidos em trabalhos de rotina como visita casa a casa, apuração de denúncias, bloqueios e nebulização. A Prefeitura reforça para que a população colabore com os serviços e recebe os agentes de combate às endemias. A vistoria é de orientação e tem como objetivo proteger a popular do mosquito transmissor da dengue, chicungunya, zika e febre amarela.

SERVIÇO

Os agentes podem ser acionados pelo Disque-Dengue no telefone (17) 3531-9300.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

Independentemente das ADL’s, a EMCAa orienta a população a evitar água parada, lavar os recipientes dos animais domésticos com periodicidade, manter o quintal e terreno baldio limpos, lavar os ralos internos e externos.

Boletim Epidemiológico

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Catanduva apresenta uma constante diminuição no número de casos positivos da doença, no último trimestre. Sendo 112 pessoas que positivaram para a dengue em julho, 73 casos confirmados em agosto e 13 em setembro.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES