31.8 C
Catanduva
terça-feira, março 5, 2024
spot_img
InícioSaúdeMês do Rosa: a importância da realização da mamografia

Mês do Rosa: a importância da realização da mamografia

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a chance de cura. Com a campanha “Mês do Rosa”, a Unimed Catanduva conscientiza as mulheres sobre o cuidado constante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Com adoção de hábitos saudáveis e exames periódicos, sendo a mamografia o principal deles.

De acordo com o mastologista e cooperado da Unimed Catanduva, Eduardo Rogério Malaquias Chagas, o câncer de mama é uma doença que quando descoberta no início tem alta chance de cura. “Por volta de 98%. Não falamos em 100% porque infelizmente é uma doença que exige um acompanhamento para o resto da vida da paciente”, explicou.

O especialista explica que a preocupação com a saúde mamária começa muito cedo, desde a primeira consulta com o ginecologista, entretanto é recomendado que a partir dos 40 anos a mulher comece a fazer o rastreamento mamográfico.  “A mamografia e a ultrassom são exames que se complementam, cada um tem sua importância. No caso de mulheres que nunca amamentaram, ou amamentaram pouco, pode ter uma mama densa (grande quantidade de tecido glandular), algo que uma lesão muito pequena pode passar desapercebida na mamografia e aparecer no ultrassom”, explicou.

Chagas ainda ressalta que antes mesmo da mamografia, colocar em prática o autoexame é essencial. “Todas as mulheres devem praticar o autoexame pelo menos uma vez ao mês. Ao realizar o toque e perceber qualquer alteração nas mamas (secreção, lesão na pele, mamilo invertido), busque ajuda médica”, pontou.

EXAMES LABORATÓRIAIS

Nos exames laboratoriais existem marcadores específicos para o câncer de mama (CA 15-3), útil para o acompanhamento de paciente que já teve a doença.

Durante todo o mês de outubro, o Laboratório da Unimed Catanduva está disponibilizando desconto especial para as mulheres na realização do exame.
Informações podem ser consultadas pelo telefone (17) 3531-3125.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES