18.5 C
Catanduva
domingo, abril 21, 2024
spot_img
InícioSaúdeEntenda como o frio do inverno pode piorar quadros de incontinência urinária

Entenda como o frio do inverno pode piorar quadros de incontinência urinária

O urologista Dr. Thiago Tagliari alerta para os principais cuidados a se tomar durante a estação

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que cerca de 5% da população do país lida com os desafios impostos pela incontinência urinária. Segundo o urologista Dr. Thiago Tagliari, trata-se de um problema capaz de gerar maior incômodo e constrangimento na época mais fria do ano.

“Por a bexiga ser um órgão muscular, é comum que ela sofra variados estímulos com o frio, fazendo com o desejo de urinar aumente. Além disso, durante o inverno, o corpo transpira menos e, devido às baixas temperaturas, o organismo trabalha mais rápido, o que também leva a uma maior produção e contenção de urina”, explica o especialista.

Esse tipo de perda de urina involuntária acomete homens e mulheres de todas a idades e pode apresentar as mais diversas causas de origem, como o envelhecimento natural, fatores hormonais, tabagismo, obesidade, múltiplas gestações, lesões medulares, determinadas doenças, aumento prostático etc.

Tagliari também explica que existem três tipos diferentes de incontinência urinária: de esforço, quando a pessoa não tem força muscular pélvica para reter a urina; de urgência, quando há um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro; e mista, quando as perdas ocorrem durante um esforço e na presença de urgência.

Dessa forma, Dr. Thiago orienta que em tempos mais frios, as pessoas que precisem lidar com a incontinência urinária sigam algumas orientações a fim de se manter preparados e com total confiança em suas bexigas. “Uma adequada ingestão de líquidos, sem excessos de álcool e cafeína, e a realização de caminhadas regulares são algumas maneiras de manter o corpo longe de gatilhos para o banheiro, além de aquecer a temperatura do corpo e evitar que o frio afete as funções da bexiga.”

Quem é Dr. Thiago Tagliari?

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o Dr. Thiago Tagliari também é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e atualmente atua como urologista em consultório próprio em Catanduva (SP).

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES