10.4 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioCulturaEspetáculo gratuito sobre a infância será apresentado no Sesi Rio Preto

Espetáculo gratuito sobre a infância será apresentado no Sesi Rio Preto

A programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, da Cia. Fábrica de Sonhos, em São José do Rio Preto (SP), traz o espetáculo “CaÊ”, da Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí (SC).  A peça será encenada no Sesi Rio Preto e os ingressos gratuitos devem ser retirados com uma hora de antecedência do início do espetáculo, no próprio local de apresentação. O Teatro do Sesi Rio Preto fica localizado na Avenida Duque de Caxias, nº 4.656, Jardim dos Seixas.

O espetáculo conta a história de CaÊ que segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes.

Esse é o primeiro trabalho do grupo dedicado à infância, um trabalho livremente inspirado na obra do artista visual Mauro Caelum, pai do ator Mauro Filho. Junto do diretor convidado Max Reinert, a Karma Coletivo de Artes Cênicas criou uma dramaturgia que, em vez de reafirmar a obra de Caelum, a expande e cria a partir dela novos significados que apontam a obra de Mauro para novas e diversas direções.

“O grande diferencial do ‘Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato’ está no acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população, tendo em vista que toda a programação é ofertada de forma totalmente gratuita, corroborando assim para a formação de futuras plateias para o teatro e, por consequência, para a arte de modo geral”, afirmou a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.

De acordo com Drica, cada coletivo selecionado realiza também uma atividade formativa, em formato de podcast, no Espaço Fábrica de Sonhos. Essas atividades serão retransmitidas pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. A mediação dos podcasts será realizada pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro para crianças, e contará com a participação dos grupos teatrais, curadores e convidados.

 Sobre o Festival

Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos do Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC) – Edital 40/2023, e conta com apoio do Sesi São Paulo, Uniodonto, Açúcar Guarani e Cotuba. A curadoria do festival foi feita pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. Mais informações pelo site www.festivaldejaneiro.com.

Programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Crianças é o Maior Barato”

Teatro do Sesi Rio Preto – 15h

25/1 (Quinta-feira)

Espetáculo: CaÊ

Karma Coletivo de Artes Cênicas (Itajaí/SC)

26/1 (Sexta-feira)

Espetáculo: Tradição, Paixão e Circo

Raros Circo e Teatro (Ribeirão Preto/SP)

27/1 (Sábado)

Espetáculo: Um dia, um rio

Grupo 59 de Teatro (São Paulo/SP)

28/1 (Domingo)

Espetáculo: Detetives do Espavô

Trupe Dunavô e Grupo Esparrama (São Paulo/SP)

Espaço Fábrica de Sonhos – 19h

27/1 (Sábado)

Espetáculo: Emaranhada

Arte, Movimento & Luz (São Paulo/SP)

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES