20.7 C
Catanduva
domingo, março 3, 2024
spot_img
InícioEducaçãoExpoeducare 2023 reúne público de 10 estados brasileiros em Rio Preto

Expoeducare 2023 reúne público de 10 estados brasileiros em Rio Preto

Em Rio Preto, a primeira edição da Expoeducare se consagrou como um dos principais eventos de educação do Brasil ao reunir, durante dois dias no Villa Conte, um público de 10 estados brasileiros, entre participantes e expositores.

Estiveram presentes professores, gestores, secretários e lideranças da área educacional de todo o estado de São Paulo e também da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os palestrantes que compartilharam experiências em suas áreas de atuação foram Mario Cortella, César Cielo, Eduardo Shinyashiki, Leo Fraiman, Kátia Stocco e Natanael Santos.

O principal compromisso da Expoeducare foi contribuir para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais da área de educação, por meio da troca de experiências, workshops, atividades lúdicas, perspectivas teóricas e práticas, além de debates com temáticas sobre o processo ensino-aprendizagem.

De acordo com Marcelo Batista, coordenador executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista – ADE e um dos colaboradores da exposição educacional, a Educare é um movimento que propõe diálogos e reflexões sobre a essência humana, o autoconhecimento e as transformações fomentadas pela força da educação. “A Expoeducare 2023 foi um sucesso e, sem dúvida, Rio Preto se tornou palco de um dos maiores eventos educacionais do país. Durante esses dois dias de exposição com palestras e inúmeras atividades multiculturais e socioeducativas gratuitas conseguimos compartilhar experiências, informações e, principalmente, refletir e dialogar sobre as questões de políticas públicas relacionadas à qualidade do ensino brasileiro. Até mesmo o reforço da segurança nas escolas, as novidades tecnológicas do mercado e a importância da comunicação acolhedora e humanizada foram alguns dos assuntos abordados nesta primeira edição do evento”, afirmou.

A organização da Expoeducare 2023 foi da Educare: Educação Transformadora, com apoio institucional da Ferraz Eventos e Treinamentos, Associação dos Municípios da Araraquarense – AMA, Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto – Acirp, Sebrae e ADE Noroeste Paulista. Os patrocinadores diamantes foram Editora Aprender e Editora Sênior. O time de expositores foi formado por Brasil Cultural, Betha, A Fada do Comportamento, Universitário Brasil, Griô, Baobá, Programa Compasso, Aprende Brasil, Saber, Editora do Brasil, C&F Educacional, Sisttech, Dsop Educação Financeira, Universos Editora, Videome, Nação Móveis, Tecnoimagem, Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação, Brink Mobil, Foccus, Avaliativa, Maker Robotics, Codex Edtech, Metadil, Desk, EXP Inteligência Educacional, De Criança para Criança, Educa Cross e Senac Rio Preto.

Além dos seis renomados palestrantes que discursaram sobre o poder transformador da educação em suas múltiplas vertentes, principalmente ligadas ao diálogo acolhedor no processo ensino-aprendizagem, o público participou de uma extensa programação de atividades gratuitas. Nos 40 estandes montados na megaestrutura do Villa Conte foram realizados simultaneamente workshops, bate-papos e vivências, além de apresentação de novidades para o ambiente escolar, pautadas pela tecnologia e pela inclusão social.

O time de especialistas convidados para ministrar os workshops gratuitos abordou nos estandes assuntos que foram desde o processo de alfabetização, tecnologia no trabalho do professor, educação inclusiva, musicoterapia, consciência fonológica, leitura de gibis até os desafios emocionais e pedagógicos dos gestores.

“A educação pressupõe acima de tudo uma reflexão, e eventos educacionais propiciam exatamente isso, fazendo-nos parar e refletir sobre as inovações, sobre os desafios, sobre os problemas e principalmente, como nós poderemos avançar na questão educacional, isto porque avançar na educação é avançar toda a sociedade”, afirmou a mediadora Luciana Brites durante workshop realizado no estande da Brasil Cultural. Luciana é especialista em Educação Especial, Psicomotricista, Pedagoga e Psicopedagoga, além de palestrante e autora de temas como Aprendizagem, Comportamento e Desenvolvimento infantil.

O evento contou com praça de alimentação, reunindo a gastronomia de vários países, por meio de food trucks. As atrações circenses e musicais deram o tom do quanto às artes contribuem para uma educação mais criativa, inclusiva e tecnológica. Hoteis da cidade e região, além de restaurantes e shoppings, ficaram lotados por conta da exposição educacional em Rio Preto. Tanto que a Expoeducare fortaleceu a sua característica de promover e alavancar o turismo de negócios.

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES