27.6 C
Catanduva
sexta-feira, novembro 7, 2025
spot_img
InícioCulturaExposição celebra a cultura afro-brasileira na Casa de Cultura de Rio Preto

Exposição celebra a cultura afro-brasileira na Casa de Cultura de Rio Preto

A Casa de Cultura Dinorath do Valle, em Rio Preto, abriu a mostra “A ancestralidade e suas diversidades”, com uma exposição de artes visuais composta por pinturas e esculturas e outra voltada à arte e religiosidade de matriz africana. A iniciativa integra a programação do FestAxé 2025, evento dedicado à valorização das tradições afro-brasileiras e da consciência negra.

Em uma sala, estão reunidas 30 obras de 26 artistas de São José do Rio Preto e região, com diferentes técnicas e estilos, todas inspiradas na Consciência Negra e nas tradições afro-brasileiras. Em outra, o público pode visitar um espaço dedicado às casas de matriz africana, com imagens, objetos ritualísticos, vestimentas e elementos simbólicos.

Entre os artistas participantes estão Araguaí Garcia, Cleone Ribeiro, Daniel Firmino, Eliara Bevilacqua, Eloisa Mattos, Elton Marangoni, Gerotto, Jair Lemos, Jane Arroyo, Jesser Valzacchi, Josane Biscegli Pasiane, Josiani Sabino, Luciane d’Alessandro, Luis Antônio Cossi, Marcelo Lopes, Maria Helena Curti, Odamim G. Cury, Odamim R. Serafim, Patrícia Buzzini, Regina Garbellini, Rodrigo Silva, Terezinha Bília e Mariah, Thomaz Vita Neto, Wesley S. Estácio, Wilde M. Arruda e Xico Oliveira.

Logo na entrada, os visitantes são recebidos por uma instalação assinada por Carlos Bachi, organizador da mostra, que conduz o público às duas salas de exposição. “Essa mostra faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra e reúne artistas com estilos e técnicas muito variados. Além disso, traz uma amostra de matriz africana, com objetos e vestimentas, que ajudam a representar a força e a diversidade cultural presente em nossa cidade”, explica Carlos Bachi, organizador da exposição.

A mostra segue aberta à visitação até o dia 22 de novembro no piso térreo da Casa de Cultura Dinorath do Valle, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h.

“É uma oportunidade de o público conhecer a riqueza das expressões artísticas e espirituais ligadas à ancestralidade africana, que seguem vivas e pulsantes em Rio Preto”, acrescenta Bachi.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Comissão Organizadora do FestAxé, e integra a programação oficial do 3º FestAxé 2025, reconhecido pela Lei Municipal nº 85/2025.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES