15.5 C
Catanduva
domingo, maio 26, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio Preto‘Festa dos 100 Livros’ em escola de Rio Preto revela a importância...

‘Festa dos 100 Livros’ em escola de Rio Preto revela a importância da leitura

Quarta-feira, dia 23 de agosto, foi dia de festa com direito a bolo, pipoca, sucos e muitas bandeirinhas e balões coloridos que enfeitaram a escola municipal Doutor Orestes Quércia, no Solo Sagrado, em Rio Preto.

O motivo da comemoração foi o marco alcançado pelos alunos de 100 livros em que os conteúdos foram conhecidos por meio da leitura dos professores. Foi um dia especial, em que diretoria, coordenação pedagógica, professores, alunos e familiares puderam celebrar o fato de as crianças terem conhecido 100 obras literárias diferentes, 100 novas histórias.

“A nossa ‘Festa dos 100 Livros’ nasceu da importância que a leitura literária tem no nosso cotidiano escolar. As crianças, por meio da interpretação das professoras que fazem a leitura, têm todos os dias acesso a livros de qualidade, com aspectos gráficos bem cuidados, vocabulário rico e histórias capazes de provocar emoções e sensações. A literatura humaniza. É primeiramente por acreditar nisso que investimos nesta atividade para os pequenos”, explica a coordenadora pedagógica Célia Regina da Silva.

Segundo a coordenadora Célia, a escola é um espaço privilegiado para que as crianças leiam, pois fora da escola as crianças têm permanecido muito tempo em frente às telas de celulares, tablets, computadores e TVs. “Queremos as crianças com livros nas mãos, sentindo a textura, o cheiro, com olhos e ouvidos encantados. Que levem esse hábito para a vida”, diz ela.

Atualmente 196 crianças de 4 e 5 anos de idade estão matriculadas na escola Orestes Quércia de Educação Infantil, sendo que 47 alunos estudam em período integral. E a festa, segundo as educadoras, é para estimular o hábito pela leitura e o gosto pelos livros.

“As professoras realizam a leitura para as crianças na sala de aula praticamente todos os dias. Além disso, nós temos o projeto ‘Histórias Andantes”. No final da semana, às sextas-feiras, nós montamos uma sacola literária para que as crianças levem livros para casa, para compartilhar a leitura com os pais ou responsáveis”, informa a diretora da escola Vivian Cristine Xavier Nadotti.

Durante a “Festa dos 100” foram feitas decorações em vários espaços da escola, havia os cantinhos de leitura, móbiles pendurados no teto com trechos e capas de livros, na parede do ginásio foi colada uma lista com o nome de todos os 100 livros utilizados na atividade pedagógica e no chão as crianças montaram um tapete plastificado com as capas de livros que elas mais gostaram. Pais, familiares e responsáveis presentes receberam de lembrança marcadores de livros personalizados.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES