Novo app conecta indústrias a comércios locais e oferece diariamente mais de 250 mil caixas; tecnologia com recursos de inteligência artificial personaliza oportunidades de compra direcionadas às necessidades dos clientes
A Gooxxy, empresa de tecnologia que atua na na redução do descarte de produtos aptos a uso e consumo, anuncia o lançamento do novo aplicativo B2B com recursos de Inteligência Artificial (IA). A plataforma será responsável por disponibilizar diariamente mais de 250 mil caixas que, de outra forma, estariam sujeitos ao descarte. O objetivo é ampliar o faturamento da companhia em 50% ao mesmo tempo em que contribui para a redução do desperdício nas cadeias produtivas.
“O aplicativo chega para tornar o fluxo de recolocação ainda mais ágil, especialmente diante de um histórico recente de eventos macroeconômicos com grande impacto sobre a produção industrial e a balança comercial brasileira, como a pandemia e as tarifas comerciais aplicadas pelos Estados Unidos. Esses são exemplos que evidenciam a necessidade de soluções com maior capacidade de resposta para o mercado a fim de evitar o desperdício em grande escala”, explica Vinicius Abrahão, CEO da Gooxxy.
O aplicativo funciona como um hub inteligente de oportunidades para comércios locais, como mercados, farmácias e varejistas, conectando-os a produtos em perfeito estado para consumo, mas fora do circuito tradicional de distribuição em razão da proximidade da data de validade, avarias e linhas descontinuadas. A novidade se insere em um contexto de perdas estruturais nas cadeias produtivas brasileiras, onde o desperdício de alimentos e bens de consumo pode chegar a R$ 100 bilhões por ano, o equivalente a até 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo estimativa do professor da FIA Business School, Claudio Felisoni
A nova solução incorpora recursos de ciência de dados e inteligência artificial, considerando preferências, hábitos e necessidades dos clientes para recomendar ofertas personalizadas, aumentando as chances de recolocação e reduzindo o descarte dos estoques. A plataforma também envia notificações direcionadas com base no perfil e nas necessidades de cada estabelecimento.
Segundo Thiago Nascimento, Chief Technology Officer (CTO) da Gooxxy, esse investimento no aplicativo é fundamental para sustentar o conceito de PPCI (Produto Perfeito para o Cliente Ideal) e potencializar a experiência do usuário, que guia toda a arquitetura da solução. “A proposta da Gooxxy é mitigar os impactos de um mundo imperfeito e reduzir o desperdício, transformando o que antes era considerado perda pelas indústrias, em oportunidades (receita e savings) e redução de dados para o meio ambiente.
O sistema determina, em tempo real, o melhor destino e as condições de recolocação mais adequado para cada item, com base em dados de interesse, logísticos, financeiros e comportamentais. Essas informações incluem prazo de validade, urgência, risco de vencimento, distância dos centros de distribuição, histórico de recolocações, preços e taxonomia dos itens recolocados (forma organizada de classificar os produtos que voltaram para a venda, mas que não são mais considerados novos).
De representantes comerciais à Inteligência Artificial: o processo de amadurecimento do modelo de negócio da Gooxxy
Fundada em 2018 no Brasil, a Gooxxy iniciou suas atividades com uma operação intensiva em campo. Nos primeiros anos, representantes de vendas percorriam estabelecimentos comerciais apresentando presencialmente as oportunidades de itens excedentes que poderiam ser recolocados no varejo. A atuação direta com os lojistas foi essencial para validar a proposta de valor da empresa e construir as bases do que hoje é um ecossistema digital em expansão. Atualmente, com cerca de 200 indústrias, entre elas a Unilever, e 30 mil CNPJs de comércios locais conectados, a Gooxxy entra em uma nova fase com o lançamento do aplicativo e foco em escalabilidade tecnológica.
Hoje, a empresa tem como core business a plataforma Recoloca, que foi desenvolvida internamente e é proprietária. A tecnologia processa cerca de 60 mil interações diárias entre indústria e varejo e, só em 2024, evitou o desperdício de 10,2 mil toneladas de produtos, movimentou R$ 1,5 bilhão e contribuiu para a redução de 11,9 mil toneladas de emissões de CO₂. Entre os investimentos estruturais para o funcionamento da Recoloca, estão equipamentos de alto desempenho, como servidores em nuvem e locais (on premise), com robustas unidades de processamento gráfico (GPU), que viabilizam o cruzamento e a análise em larga escala dos dados gerados pela operação, e um time robusto de tecnologia formado por 30 profissionais.
“O resultado é uma cadeia automatizada e escalável, alinhada ao objetivo de tornar indústrias numa política mais sustentávelconsciente. Do ponto de vista econômico, contribuímos para uma redução significativa de custos com armazenagem, frete e gestão de estoque”, pontua Vinicius Abrahão, CEO da Gooxxy. “Essa eficiência operacional é convertida em valor direto para nossos clientes industriais — muitas vezes, os custos chegam a ser três vezes menores, apenas substituindo o processo de descarte pelo redirecionamento inteligente de ativos”, conclui o executivo.
Essa estrutura é o que permite escalonar a operação e sustentar a expansão internacional da companhia, que já atua na Colômbia e no México.
O aplicativo da Gooxxy já está disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store.
Sobre a Gooxxy
A Gooxxy é uma empresa de tecnologia que atua na recolocação estratégica de produtos com foco em sustentabilidade. Desde sua fundação, em 2018, a companhia combate o desperdício de produtos aptos para consumo, criando novas oportunidades para o ecossistema de negócios e promovendo uma economia circular. Com atuação no Brasil, Colômbia e México, a empresa oferece soluções que transformam produtos e geram valor, impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade. Em 2024, a Gooxxy recolocou mais de 10 mil toneladas de produtos excedentes, criando oportunidades de mercado e movimentando mais de R$ 1,5 bilhão na economia. Em 2025, a Gooxxy recebeu o ‘Prêmio Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar’, concedido pela FIA Business School a partir do índice FIA Employee Experience (i-FEEx).
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