Em cerimônia realizada na última sexta-feira (25), o Hospital Emílio Carlos (HEC), de Catanduva, foi oficialmente certificado com o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). O reconhecimento consagra os esforços da instituição em garantir excelência nos serviços prestados à comunidade, com foco em qualidade, segurança e humanização no atendimento.
A solenidade teve a presença de conselheiros, diretores, gerentes e colaboradores dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino. A mesa de honra foi composta pela coronel Míriam Borges de Souza Bittar, membro da governança do CQH; Adriani Izabel de Souza Moraes, gerente do Núcleo de Qualidade; Luciano Sanches Fernandes, presidente do Conselho de Administração; José Carlos Rodrigues Amarante, presidente do Conselho de Curadores; Reginaldo Donizeti Lopes, presidente da Diretoria Executiva; Luís Fernando Colla, diretor médico dos hospitais da Fundação, e Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social.
O modelo de avaliação do CQH é estruturado em oito fundamentos da qualidade, com 324 itens avaliativos, dos quais 39 são obrigatórios. Para obter o selo é necessário cumprir todos os requisitos obrigatórios e não zerar nenhum dos fundamentos — exigências que foram plenamente atendidas pelo Hospital Emílio Carlos, evidenciando o alto nível de maturidade institucional em seus processos de gestão e assistência. O processo de certificação foi iniciado há menos de um ano e envolveu todas as áreas do hospital.
Durante a solenidade, José Carlos Amarante destacou o significado da conquista. “O HEC passa a integrar um seleto grupo de apenas 14 hospitais em todo o Brasil que detêm esse selo de qualidade. Isso renova nosso compromisso com a melhoria contínua, com a humanização do atendimento e com a busca permanente por resultados que dignifiquem o esforço dos nossos profissionais e a confiança da população que atendemos”.
Reginaldo Donizeti Lopes reforçou que o selo é resultado direto da união e do comprometimento da equipe. “Nada disso seria possível sem o empenho coletivo de cada colaborador que ajuda a construir diariamente essa referência regional em saúde.” Luciano Sanches Fernandes também creditou à equipe. “Hoje é um dia feliz. Essa conquista é fruto de um movimento conjunto. Nenhum avanço seria possível sem a dedicação e a vontade de todos.”
Já o diretor médico Luís Fernando Colla destacou que o reconhecimento é consequência de gestão que prioriza tecnologia, estrutura, pessoas e processos. “Mais que um símbolo, esse selo é um compromisso com a comunidade: estamos investindo constantemente para oferecer o melhor em saúde.”
A gerente de Qualidade, Adriani Moraes, exaltou o engajamento da equipe. “Foi graças ao envolvimento de todos com o objetivo de promover saúde mais humanizada, qualificada e segura que hoje celebramos essa conquista. Esse selo também reflete o legado do nosso patrono, Padre Albino, e a missão da instituição.” Renata Bugatti, por sua vez, afirmou que a certificação fortalece o propósito da Fundação Padre Albino. “Trata-se de reconhecimento que valoriza nosso compromisso com a excelência no cuidado aos pacientes e na gestão da instituição. Seguimos firmes em nosso propósito: cuidar de gente e salvar vidas.”
Encerrando a solenidade, a coronel Míriam Borges na entrega do selo destacou a importância do programa. “Quero cumprimentar todos os colaboradores, pois são eles os motores dessa transformação. O CQH nasceu com a proposta de democratizar a qualidade assistencial e fico muito feliz em ver que o Hospital Emílio Carlos cumpriu tão bem esse papel”.