O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, assinou a portaria que nomeia o primeiro secretário de Segurança Pública do município. O vereador e coronel reformado da Polícia Militar Jean Charles Serbeto assume o comando da pasta, criada por meio da lei complementar municipal 711 – aprovada pela Câmara de Rio Preto no último dia 18 de abril.
A cerimônia, realizada no gabinete do prefeito, teve a presença de representantes do comando regional da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental, da Polícia Civil e do comandante da Guarda Civil Municipal, Vitor Cornachioni. “À medida que temos uma secretaria institucionalizada, há a possibilidade de buscar mais convênios e recursos, além de aproveitar melhor as tecnologias disponíveis para esse setor. O que nós queremos é Rio Preto como referência em Segurança Pública”, disse o prefeito.
Comandante do CPI-5, o coronel Fábio Rogério Candido destacou o trabalho já realizado nessa área de forma conjunta entre as administrações estadual e municipal. “Rio Preto ocupa hoje o terceiro lugar no ranking das cidades mais seguras do Estado”, disse o militar.
Após ser empossado, Jean Charles falou sobre o novo desafio. “Vamos fazer audiências públicas para colher as sugestões e os anseios da população, além de traçar um diagnóstico da situação na cidade. Sem dúvida, a primeira grande missão será coibir os casos de furtos de cabos elétricos nas unidades de saúde e de ensino. Esse tipo de crime tem impacto imediato na vida da população e, por isso, precisa ser rapidamente coibido.”
Também compareceram à cerimônia de posse os vereadores Anderson Branco, Bruno Moura, Karina Carolina, Jorge Menezes, Odélio Chaves e Pedro Roberto, além de secretários municipais e assessores. Com a saída do novo secretário da Câmara, Jean Dornelas – que também compareceu à posse – deixa o comando do Procon para assumir cadeira do partido no Legislativo.
Sede
Ficou definido como sede da nova secretaria prédio no Jardim Alvorada – rua Santo Agostinho, 600 – próximo à esquina com a avenida Bady Bassitt. O prédio já havia sido alugado pela Secretaria de Trânsito para receber a nova sede da Guarda Civil Municipal.