12.2 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioDestaquesMercadão recebe exposição de bonecos gigantes pelo FrEsta

Mercadão recebe exposição de bonecos gigantes pelo FrEsta

O Mercado Municipal de São José do Rio Preto recebe até o próximo domingo, 29 de outubro, a exposição ‘O Cidadão de Papel’, do artista visual Flávio Racy. O projeto consiste em cinco bonecos de tamanho equivalente ao do corpo humano, confeccionados em papelão.

As peças são inspiradas na ilustração de capa do livro de mesmo nome, dos autores Gilberto Dimenstein e Pasquale Cipro Neto. O texto discute questões de cidadania na formação de jovens e do futuro do país.

“Os bonecos foram confeccionados e expostos pela primeira vez na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Agora, os trouxemos para o hall do Mercadão, pela programação da FrESTA, festival da Cia. Apocalíptica, de Rio Preto”, explica Racy.

Nascida em tempos de pandemia e isolamento social, a FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica chega à sua 3ª edição celebrando à volta do convívio social. Programado para o período de 25 a 29 de outubro (quarta a domingo), o evento ganha formato híbrido, com atividades na internet e em diversos locais da cidade.

Toda a programação é de graça, inclusive o acesso à exposição de bonecos.

Oficina Pop-up

Na tarde desta quarta-feira, 25, também foi realizada no Mercadão a oficina de cartões pop-up, em que figuras feitas com dobraduras dão a impressão de saltarem do papel.

“É uma oficina manual e prática, inspirada em livros de histórias infantis”, comenta o Racy.

A atividade foi aberta ao público que passou pelo local, entre 13h30 às 16h30.

Literatura para todos

Com mais de 60 horas de atividades, a 3ª FrESTA traz uma programação diversificada, com a participação de artistas e coletivos de Rio Preto e outras cidades paulistas.

No ambiente digital, a jornada literária terá atividades no Youtube da Cia. Apocalíptica e no Zoom. No presencial, as atrações ocupam, além do Instituto dos Cegos, o

Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, o teatro do Sesi, o projeto Maquininha do Futuro, o Mercadão, o Centro Social Estoril e o Centro Cultural Vasco.

Dois lançamentos literários marcam a programação. O jornalista e escritor Raul Marques lança a segunda edição de seu livro de literatura para crianças “A menina que adorava perguntar” (Serifa Editora) e o ilustrador e quadrinista Alex Sander, a HQ “Contos em noite de primavera árida”.

Outro destaque da programação é o Sarau Urbano, marco do movimento de literatura marginal da cena artística de Rio Preto, que terá marcará o encerramento da 3ª FrESTA no Centro Cultural Vasco no dia 29 de outubro.

A realização da terceira edição da FrESTA foi viabilizada pelo fomento do Edital ProAC Nº 26/2022 – Realização de ações de incentivo à leitura (presenciais e/ou online) no Estado de São Paulo, do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Serviço
3ª FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica
De 25 a 29/10, na internet e em vários locais de São José do Rio Preto
Grátis
Mais informações no Instagram @cia.apocaliptica

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES