22.1 C
Catanduva
sábado, fevereiro 24, 2024
spot_img
InícioBrasilAgronegóciosMorre Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, em Belo Horizonte

Morre Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, em Belo Horizonte

Oengenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e criador da Embrapa, morreu na manhã desta quinta-feira (29), aos 86 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no hospital Madre Teresa, em estado grave, após complicações decorrentes de uma cirurgia no quadril.

A Verde Agritech, empresa com maior capacidade de produzir potássio do Brasil e primeira no mundo a aditivar microrganismos no fertilizante, publicou uma nota de pesar sobre a morte do ex-ministro.

É com profunda tristeza que eu recebi a notícia do falecimento do Doutor Alysson Paolinelli, aos 86 anos, com quem tive o privilégio de conviver e aprender muito nos últimos anos. O Doutor Alysson era apaixonado pelo agronegócio e um dos principais responsáveis pela revolução tecnológica que aconteceu a partir dos anos 70, transformando o Cerrado em um grande polo de produção agropecuária e o Brasil em uma potência do setor rural.

Sempre otimista e animado, Paolinelli gostava de contar como o Brasil passou de importador de alimentos para exportador, abastecendo o seu mercado interno, por meio do desenvolvimento de uma agricultura tropical e sustentável, gerada nos laboratórios e campos experimentais da Embrapa, nas empresas que aqui se formaram e na grande vocação dos agricultores.

Conhecido como Pai da Agricultura Tropical, era um incansável pesquisador das ciências do solo, tendo recebido o Prêmio World Food Prize. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, ele construiu um grande legado que deixa para as novas gerações de produtores. Suas palavras de ordem eram pesquisa, inovação e sustentabilidade.

Dr. Paolinelli era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e responsável pela Cátedra Luiz de Queiroz, da Esalq-USP.

A Verde Agritech teve a honra de contar com a participação do Dr. Alysson Paolinelli em seu Conselho Diretor, aproveitando o seu profundo conhecimento de ciências do solo. Para ele, a nossa empresa tinha um papel estratégico e inovador na busca de alternativas ao cloreto de potássio importado.

Cristiano Veloso, fundador e CEO da Verde Agritech

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES