31.3 C
Catanduva
domingo, junho 23, 2024
spot_img
InícioCulturaMuseus e Biblioteca ficam abertos à visitação neste fim de semana de...

Museus e Biblioteca ficam abertos à visitação neste fim de semana de aniversário de Rio Preto

A Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração aos 171 anos de Rio Preto, abrirá os museus municipais para a visitação pública nos dias 18 e 19/03, próximo sábado e domingo. No Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão (prédio da Biblioteca Municipal), estarão abertos o Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, a Pinacoteca Municipal, a Sala Cascatinha e Inhana, o Museu Naif e a Sala Claudio Malagoli, que desdobrará seu acervo na exposição Portas da História; além de uma Exposição da obra do artista Caio Carvalho (em memória)

O horário de funcionamento especial do fim de semana de aniversário será das 9h às 15h. O endereço é Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 01, térreo (exposição Portas da História – Claudio Malagoli) e 2º andar (demais acervos) – Centro.

O Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva (Museu do Silva) funcionará das 9h30 às 16h. O endereço é Rua Voluntários de São Paulo, 3491 – Centro. A classificação é livre e a entrada gratuita em todos os museus. Haverá monitoria.

Portas da História

Para comemorar o aniversário da cidade, o acervo da Sala Claudio Malagoli ganha destaque com a exposição Portas da História. A exposição, que terá parte inicial montada no térreo do Centro Cultural, é uma viagem ao passado de São José do Rio Preto, pelo olhar do artista plástico Cláudio Malagoli (em memória).

A Sala é composta de reproduções de 31 obras (telas) da série Colorindo Rio Preto e Branco Antigo, fazendo uma imersão na memória de São José do Rio Preto. As obras foram criadas a partir do resultado de pesquisa realizada pelo autor, utilizando-se de fotos antigas da cidade. Cláudio Malagoli nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 1927. Teve sua formação na Associação Paulista de Belas Artes e viveu em São José do Rio Preto de 1942 a 1993, ano de seu falecimento.

Exposição Caio Carvalho

Também neste fim de semana de aniversário da cidade foi organizada a Exposição Caio Carvalho (em memória), que funcionará nos dias 18 e 19/03, das 9h às 15h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa.

A Exposição traz galeria de prefeitos com 18 telas dos ex-prefeitos eternizados pelo artista plástico Caio Carvalho (1928-2017). Formado em Análise de Obras de Arte pelo Liceu de Artes e Ofício, São Paulo, em 1986, Caio foi diretor do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão em 1993.

Mostra Literária
Com a abertura do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão, a Biblioteca Municipal Central, localizada no mesmo prédio, apresenta nestes dias 18 e 19/03, 9h às 15h, a Mostra Literária Cidade em

Palavras.
A Mostra de literatura de escritores rio-pretenses conta com um acervo significativo de autores de ficção, poesia, arte e história.Nesta Mostra, a presença de grandes nomes de historiadores como Agostinho Brandi e Lelé Arantes.

Demais acervos

Ainda no Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão, no 2.º andar, é possível visitar mais quatro acervos:
– Sala Cascatinha e Inhana: Guarda objetos que pertenceram à dupla caipira e foram doados ao município pela família, a pedido de Cascatinha. Há discos, troféus, fotografias, medalhas, reportagens de jornais e objetos.
– Museu Histórico e Pedagógico D. João VI: Criado pelo então governador Jânio Quadros da Silva por meio do decreto nº 33.980 de 04/11/1958, possui acervo histórico com diversos objetos que fizeram parte do cotidiano da cultura brasileira: utensílios domésticos, carro de boi, tear, roca, aparelhos de TV, rádios, telefones, máquinas de escrever, computadores, objetos indígenas etc.
– Pinacoteca Municipal: Criada em novembro de 1989 para abrigar obras adquiridas pela Prefeitura, principalmente em premiações de Salões, assim como por meio de doações. Guarda pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e objetos em diversos estilos e técnicas, muitos deles de artistas da cidade e região.
– Sala Naïf: Inaugurada dia 23 de março de 2007, tem em seu acervo obras de artistas primitivistas de São José do Rio Preto e região.

Museu do Silva
Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva, o Museu do Silva, conta com uma exposição permanente que conta com um acervo de 67 telas do artista.
Inaugurado em 1980, reúne obras do artista naïf José Antônio da Silva (1909-1996) composto por telas a óleo, representando todas as fases pictóricas do artista, além de esculturas, desenhos e gravuras .Expõe também os cinco livros autobiográficos do artista: Romance de minha vida (1949); Maria Clara (1970); Alice (1972); Sou pintor, sou poeta (1982) e Fazenda Boa Esperança (1987).

SERVIÇO:
– Acervos dos Museus Histórico e Pedagógico D. João VI, Naif, Pinacoteca Municipal e a Sala Cascatinha e Inhana
Abertura especial:18 e 19/03, sábado e domingo, das 9h às 15h.
Abertura normal: segunda a sexta, das 9h às 16h.
– Exposição Portas da História – Claudio Malagolli
-Exposição Caio Carvalho
Abertura especial:18 e 19/03, sábado e domingo, das 9h às 15h.
Abertura normal: segunda a sexta, das 9h às 16h.
Funcionamento normal: 20 a 31/03, segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
-Mostra Literária – Cidade em Palavras
Abertura especial:18 e 19/03, sábado e domingo, das 9h às 15h.
Abertura normal: segunda a sexta, das 9h às 16h.
Funcionamento normal: 20 a 31/03, segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão
Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 01, térreo e 2º andar- Centro
Telefone para mais informações: (17) 3202-2313.
Grátis

– MAP – Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva (Museu do Silva)
Funcionamento especial:18 e 19/03, sábado e domingo, das 9h30 às 16h.
Funcionamento normal: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Rua Voluntários de São Paulo, 3491 – Centro
Telefone: (17) 3212-9152.
Grátis

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES