21.1 C
Catanduva
segunda-feira, abril 15, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoMutirão de Papanicolau começa nesta terça-feira, dia 25

Mutirão de Papanicolau começa nesta terça-feira, dia 25

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira, 25/7, o mutirão para coleta de Papanicolau. O objetivo é mobilizar as coletas e promover a prevenção do câncer de colo de útero por meio de seu diagnóstico precoce.

“Estamos convocando mulheres entre 25 e 64 anos, que não realizaram o exame de Papanicolau nos últimos três anos, para agendar o procedimento em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. O município estima que 17 mil mulheres não realizaram a coleta do exame”, disse a enfermeira e assessora especial da Saúde, Paula Sodré.

As munícipes de Rio Preto poderão solicitar agendamento em uma das 29 UBSs da cidade, apenas com os documentos pessoais e comprovante de residência. A Prefeitura também preparou um mutirão noturno para atender mulheres que não conseguem realizar o procedimento durante o horário comercial.

Vacinação

No dia de atendimento noturno para o mutirão do papanicolau, as unidades de saúde também vão abrir as salas de vacina para vacinação de rotina de menores de um ano (VIP, pentavelente e hexavalente). O objetivo é ampliar o acesso da população e aumentar as coberturas vacinais de rotina do público infantil, que, no momento, estão, em sua maioria, abaixo das metas do Ministério da Saúde. Os responsáveis devem comparecer às unidades com documentos pessoais da criança e carteira de vacinação.

Papanicolau
O exame de Papanicolau é a principal estratégia para identificar se a paciente tem ou não alterações celulares características do câncer de colo de útero. Se identificado precocemente, reduz as chances de mortalidade pela doença. A coleta também pode detectar outros tipos de doenças, como HPV, clamídia, sífilis, candidíase, entre outras. O exame é rápido e indolor.

Recomendações
Esse exame é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Para garantir mais eficácia, a paciente não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores à data do exame, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais (anel vaginal, DIU etc.) 48 horas anteriores à coleta. A paciente também não deve estar menstruada. As gestantes podem realizar o exame sem prejuízos ao bebê.

Confira a programação de noite preventiva:

UBS Cidade Jardim
Atendimento até às 20h no dia 25 de julho

UBS Solidariedade
Atendimento até às 20h no dia 26 de julho

UBS João Paulo II
Atendimento até às 19h30 no dia 26 de julho

UBS Cidadania
Atendimento até às 19h no dia 26 de julho

UBS Maria Lúcia
Atendimento até às 20h no dia 26 de julho

UBS Vila Toninho
Atendimento até às 19h no dia 26 de julho

UBS São Francisco
Atendimento até às 20h no dia 27 de julho

UBS Caic
Atendimento até às 20h no dia 27 de julho

UBS Renascer
Atendimento até às 19h no dia 1º de agosto

UBS Lealdade
Atendimento até às 19h no dia 9 de agosto

UBS Nova esperança
Atendimento até às 19h30 no dia 9 de agosto

UBS Anchieta
Atendimento até às 19h no dia 18 de agosto

UBS Vila Mayor
Atendimento até às 20h no dia 25 de agosto

UBS Vila Estoril
Atendimento até às 20h no dia 24 de agosto

UBS Jardim Gabriela
Atendimento até às 19h no dia 24 de agosto

UBS Talhado
Atendimento até as 20h nos dias 9 de agosto, 13 de setembro, 4 de outubro, 8 de novembro e 6 de dezembro

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES