Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, abriram inscrições nesta segunda-feira, 11/7, para vagas disponíveis no segundo semestre, em 146 cursos. As inscrições vão até o dia 25/7. São oferecidas 1.295 vagas em diversas modalidades artísticas, todas com início das aulas previsto para 1º de agosto, de forma presencial. As inscrições serão exclusivamente on-line, no endereço: www.riopreto.sp.gov.br/nac.
As vagas são para crianças a partir de sete anos, adultos e até idosos, sem limite de idade. Todos os cursos são gratuitos. Os cursos, modalidades, dias e horários das aulas, faixas indicadas e níveis estão disponíveis no link de inscrição. São oferecidas aulas em Artes Plásticas, Cultura Hip-Hop, Dança, Literatura, Música e Teatro. Serão formadas diversas turmas, níveis e horários que vão proporcionar oportunidade aos rio-pretenses de descobrir ou aprimorar aptidões artísticas.
Linguagens Artísticas
Os Núcleos oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em Tela e Desenho de Observação); Cultura Hip-Hop (Breaking e Rap); Dança (Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Sapateado, Street Jazz e Jazz); Literatura (Sarau Literário e Escrita Criativa); Música (Bateria, Canto Coral, Instrumentos de Sopro, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncelo) e Teatro (Infantil/Juvenil/Adulto e Dramaturgia Cênica).
São administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de: Casa de Cultura Dinorath do Valle (Artes Plásticas, Dança, Literatura, Teatro, Música); Roberto Farath (Artes Plásticas e Música); Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro); CEU das Artes Aristides dos Santos (Dança, Cultura Hip-Hop – Breaking e RAP, Música); e Núcleo Santa Cecília (Dança e Música). Para o segundo semestre a intenção é ampliar os Núcleos para que atendam a novas regiões.
Objetivos
O objetivo deste programa é a formação em diferentes níveis de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pela modalidade, de forma livre, de acordo com seu desejo. O segundo objetivo é formar pessoas de maneira continuada. Existe uma integração entre os estágios e os planos de aula, também entre os cursos e instrutores(as) responsáveis por elas. A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade. Trata-se de uma efetiva política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade.
Inscrições
11 a 25 de Julho
www.riopreto.sp.gov.br/nac
Início das aulas: 1 de agosto
Observação:- no ato da inscrição a pessoa não receberá nenhum e-mail de confirmação. O e-mail será enviado posteriormente pelo departamento cultural da Fundação Faperp.
Mais informações: cultural@faperp.org.br