A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva segue firme com as ações da Operação Cerol, voltada ao combate do uso de linha cortante em pipas — prática proibida por lei e que representa risco real à segurança da população. Na ação mais recente, realizada nos bairros Bom Pastor e Residencial Primavera, nesta quarta, 23 de julho, foram apreendidos 10 carretéis com cerol e 15 pipas.
Com isso, as operações acumulam os seguintes números ao longo de julho: 35 carretéis de linha com cerol apreendidos e 37 pipas recolhidas.
As ações anteriores foram realizadas nos bairros Gabriel Hernandes, Jardim Imperial, Nova Catanduva I, II e III, além de Altos da Boa Vista, Cidade Jardim, Jardim Alpino e Jardim Soto. As operações têm como base as denúncias feitas pela própria população, preocupada com os riscos causados pela linha cortante.
Alerta
O Brasil registra mais de 500 acidentes por ano causados por linha cortante. Aproximadamente metade desses casos envolve lesões graves, como cortes profundos, mutilações ou cicatrizes permanentes, e alguns acidentes provocam mortes.
Em São Paulo, os atendimentos ambulatoriais por acidentes com cerol cresceram 139% em 2024, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde.
As estatísticas mostram que o uso de cerol vai muito além de uma simples infração — é um risco real à vida, especialmente de motociclistas e pedestres. O período das férias escolares (junho a agosto) é o mais crítico, com maior número de ocorrências.
As fiscalizações continuarão em outros bairros. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.