Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto, deve reunir um seleto grupo de estrelas em meio aos cerca de 8 mil atletas, além de revelar inúmeros talentos no esporte. A realização da competição coroa o desenvolvimento da prática desportiva dos municípios classificados nos Jogos Regionais e contribui para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa, no Estado de São Paulo.
“Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Abertos é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. O esporte, em todas as suas modalidades, é mais do que aprimoramento físico, é trabalhar a disciplina, a garra, a competitividade e a importância da união, da equipe, para conquistas positivas”, destacou o secretário de Esportes de Rio Preto, Fábio Marcondes.
A edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 187 cidades paulistas e deve envolver mais de 8 mil competidores. Serão 28 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
As provas serão realizadas em 26 locais, entre espaços públicos e parcerias para a utilização de campos, quadras, piscinas com o Colégio São José, Famerp, Instituto Federal, Monte Líbano, Sesc, Sesi, Rio Preto Automóvel Clube e Shopping Cidade Norte.
A primeira ação oficial envolvendo a competição acontece no próximo dia 26 de setembro, às 15h, com a realização do Congresso Técnico, no Teatro Paulo Moura. No encontro serão discutidas todas as questões técnicas referentes aos Jogos Abertos, desde a confecção dos grupos até as regras e informações referentes a cada modalidade.
“É um momento de conversa sobre as regras da competição e de tirar dúvidas existentes visando que as partidas ocorram de maneira mais harmônica e alegre. Por isso é fundamental que cada equipe envie um representante para participar junto à nossa equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Rio Preto”, disse Paulo Estevão, coordenador de esportes.
As cidades que irão participar da competição começam a chegar em Rio Preto no dia 2 de outubro. Atletas e delegações ficarão alojadas em 40 escolas municipais e 35 estaduais.
“Um momento de união e transformação através do esporte que une gerações e povos. Trabalhamos a importância desde evento com os nossos jovens, mostrando que o esporte ensina a resiliência, o respeito ao próximo e às regras, o convívio pacífico, a disciplina e o espírito de pertencimento à instituição. Mais do que movimentar a cidade, a competição trará lições para todos”, declarou o prefeito Edinho Araújo.
A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura.
A abertura oficial dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’ será no dia 5 de outubro, a partir das 18h30, no Centro Regional de Eventos.
Histórico
Criados em 1936, os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.
O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia. Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição.
De 1936 para os dias de hoje, a competição foi crescendo e firmou-se como a maior competição esportiva amadora da América Latina, congregando atletas que, se já não despontaram no cenário esportivo, tem nesta competição uma grande mola propulsora.
Exemplos fortes são a lutadora de Judô, Edinanci Silva, que ainda hoje disputa os Jogos Abertos, e o lutador de taekwondo Diogo Silva. Os Jogos Abertos certificam ainda sua importância pela participação de equipes de esportes coletivos fortes como o basquete masculino de Franca, a feminina de Ourinhos, o voleibol feminino de Osasco, o handebol masculino da Metodista de São Bernardo do Campo e a de Futebol de Salão de São Caetano do Sul.
Os objetivos dos Jogos Abertos são o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado, classificados através dos Jogos Regionais e a contribuição para o aprimoramento técnico das 24 modalidades em disputa, maioria dividida nas categorias masculina e feminina, resultando no número de 45 competições.