Representantes do Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural (M.N.P.S) irão ocupar a “Tribuna – Vereador Benedito Rodrigues Lisboa” do plenário da Casa, durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara dos vereadores, nesta terça (28), para apresentar aos vereadores e participantes da sessão as reivindicações e dificuldades do setor da borracha natural. A 10ª Sessão Ordinária está marcada para 14h00.
Durante a assembleia, o M.N.P.S apresentará as principais reivindicações pertinentes ao setor, propondo a discussão. Entre os assuntos a serem abordados, está o aumento na alíquota do imposto sobre a importação da borracha natural, de 3,2% para 35%, e a transparência na negociação do preço da borracha natural.
A sessão contará com a presença de produtores e sangradores de diversas cidades da região de Rio Preto, berço da heveicultura paulista. “Movimentamos trabalhadores da região para estarem com a gente nesse momento tão importante em que seremos ouvidos. Acreditamos que teremos entre 150 a 200 produtores e sangradores na galeria” disse Natalino Freitas, sangrador de seringueira e presidente do Movimento.
“Toda cadeia que está no campo trabalhando na extração do látex, tem sofrido demais com a crise do preço pago pelo produto e com a desvantagem que temos com relação à importação”, disse Mário Miranda, produtor e diretor do Movimento.
Desde que surgiu, em janeiro de 2023, o Movimento cresceu rapidamente, concentrando mais de 6 mil produtores e sangradores em todo o Brasil. Vereadores de 90 cidades no país propuseram moções de apoio durante as Sessões Ordinárias das câmaras municipais, em uma demonstração de solidariedade às dificuldades que os produtores e sangradores enfrentam com a crise do setor da borracha natural.
“Nossa luta é nacional, então é muito gratificante saber que os parlamentares de todo o Brasil também estão conosco. É uma força política muito bem-vinda e
muito importante. A borracha natural é a matéria-prima para mais de 40 mil produtos. Isso impacta diretamente a economia nacional”, enfatizou Freitas.
Fonte: Porta 9 Comunicação