O prefeito Edinho Araújo sancionou na tarde desta quarta-feira, 10/4, a Lei 14.544 que viabilizará a instalação de internet 5G por parte das operadoras de telecomunicações em Rio Preto.
A Lei, de acordo com o prefeito Edinho Araújo, é mais um passo no sentido de atrair ainda mais investimentos para a cidade. “Rio Preto dá hoje um passo rumo ao futuro, trazendo uma tecnologia que irá impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e nos posicionar como referência também na área de inovação”, destacou.
De autoria do Executivo, a Lei 14.544 estabelece critérios e parâmetros urbanísticos gerais para implantação de infraestrutura de telecomunicações em áreas e bens públicos e privados ao nível do solo, no subsolo, no topo e nas fachadas das edificações localizadas em zona urbana e rural no município de Rio Preto.
A nível de comparação, a internet 5G é cem vezes mais veloz que a atual 4G, gerando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis para o rio-pretense. Jorge Luís de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico, pontuou que a mudança abrirá inúmeras possibilidades de negócios para a cidade. “Queremos promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação, o empreendedorismo, a autonomia tecnológica, o desenvolvimento econômico, social e ambiental, e a melhoria dos serviços públicos nas áreas de vocações do município”, disse.
Com a aprovação, a Lei do 5G foi cadastrada no site da Anatel, tornando-se pública. A partir de agora, as empresas interessadas irão fazer projetos de expansão da rede 5G na cidade. A expectativa é que haja grande interesse por parte dos investidores, o que deve acelerar o processo para uma cobertura completa na cidade com o 5G.