15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesRio Preto: vacinação contra dengue é ampliada para adolescentes de até 14...

Rio Preto: vacinação contra dengue é ampliada para adolescentes de até 14 anos

A partir desta quarta-feira, 17/4, a Secretaria de Saúde de Rio Preto ampliará a vacinação contra a dengue, incluindo adolescentes de até 14 anos de idade (14 anos, 11 meses, 29 dias). O município recebeu as doses do imunizante Qdenga na semana passada e iniciou a aplicação pela faixa etária de 10 e 11 anos. 

A decisão de ampliar a vacinação para adolescentes de 12, 13 e 14 anos considera a baixa procura pelas doses no primeiro dia de imunização. Nesta segunda-feira, 15/4, foram vacinadas 231 crianças e adolescentes. 

“Ainda estamos com um número alto de dengue na cidade. Então, como a procura continuou baixa neste segundo dia, decidimos ampliar a vacinação com o objetivo de proteger mais pessoas”, disse a gerente de imunização da Secretaria, Michela Barcelos.

Para receber o imunizante, os adolescentes de 10 a 14 anos podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência, acompanhados de um responsável, e portando os documentos pessoais e a carteira de vacinação.

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A estimativa é de que 22.401 crianças e adolescentes sejam vacinados. 

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até às 19h.

Qdenga 

A vacina Qdenga protege contra os quatro sorotipos da dengue: dengue 1, dengue 2, dengue 3 e dengue 4. “A vacina tem estudos de acompanhamento de quase cinco anos, demonstrando boa segurança e eficácia, principalmente quanto às complicações da doença. Ela é recomendada pela Organização Mundial de Saúde para países com alta incidência da doença, como é o caso do Brasil”, disse Michela Barcelos.           

Dengue

No boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 15/4, Rio Preto registrou 12.192 notificações por dengue, das quais 4.565 foram confirmadas, 3.338 foram descartadas e 4.289 estão sendo investigadas. 

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES