12.2 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioDestaquesSecretaria de Educação abre inscrições para os 'Jogos da Mente 2024'

Secretaria de Educação abre inscrições para os ‘Jogos da Mente 2024’

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto deu o pontapé inicial para a organização dos “Jogos da Mente 2024”, um campeonato interescolar de jogos de tabuleiro dirigido aos estudantes do ciclo II – 4º e 5º anos das escolas do Ensino Fundamental.

O campeonato deste ano se dará nas seguintes modalidades: Damas Olímpicas, Mancala e Lig4 (Connect 4), e todos os jogos serão disputados individualmente.

As inscrições para as escolas da rede municipal de ensino deverão ser realizadas até o dia 30 de abril. Neste primeiro momento, as unidades não precisam informar os nomes dos alunos, apenas as modalidades.

A primeira fase ocorrerá nas escolas inscritas e deverá ser concluída até o dia 31 de maio. Gestores e professores da unidade escolar serão encarregados pela organização dessa etapa, que selecionará um jogador de qualquer ano (4º ou 5º), por modalidade. São estes os alunos que representarão a escola na fase seguinte.

As inscrições dos estudantes para a segunda fase, a fase final, vão até o dia 5 de junho. A final do torneio está marcada para ocorrer na sexta-feira, dia 28 de junho, a partir das 13h30, no Complexo Swift de Educação e Cultura.

De acordo com o coordenador e idealizador do torneio, o professor formador da rede municipal, Fabrício Pavin Lassi, praticar este tipo de jogos desenvolve o raciocínio lógico, contribui para o preparo emocional, ajuda na concentração e o que é muito importante, estimula o convívio e o respeito pelos adversários.

“Nós lançamos a edição deste ano dos Jogos da Mente, um projeto que a gente vem desenvolvendo já há algum tempo, ficamos ali só dois anos da pandemia ausentes, mas no ano passado já retomamos e esse ano o convite está feito para todos os alunos da rede de 4º e 5º anos para participar em três modalidades, Damas Olímpicas, Mancala e Lig4”, diz o professor.

Segundo Fabrício Lassi, todas as escolas já receberam o comunicado e estão convidadas. “As regras a gente trabalha com as professoras dos 4º e 5º anos nos encontros de maneira que a gente acredita na potência dos jogos enquanto metodologia ajudando na didática e na pedagogia dentro de sala de aula”, diz ele.

As escolas inscritas fazem as seletivas na própria unidade e os campeões de cada unidade escolar e de cada modalidade de jogo vão disputar a final na Swift, que esse ano acontece no fim de junho.

“As inscrições estão abertas e assim que a escola se inscrever ela já começa a desenvolver esse trabalho em sala de aula. Durante os meses de abril e maio eles vão treinando para, ali entre maio e junho, realizarem as seletivas. Ou seja, um campeonato dentro da unidade escolar organizado pela coordenadora e pelos professores da própria escola, sendo que os campeões é que vão para Swift disputar a grande final”, explica o professor. 

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES