15.1 C
Catanduva
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesUnifipa Catanduva é vista como referência pelo MEC

Unifipa Catanduva é vista como referência pelo MEC

A Unifipa Catanduva foi colocada em destaque no cenário educacional: o reconhecimento de excelência no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Com nota 4, em escala de 1 a 5, a Unifipa se firma como uma das poucas instituições de ensino superior da região a alcançar esse patamar, o que a torna referência no ensino superior, não apenas em sua região, mas em todo o país.

O IGC sintetiza diversos critérios de avaliação, proporcionando base confiável para estudantes que estão decidindo seus futuros cursos superiores, bem como programas de pesquisa e pós-graduação.

Em Catanduva, apenas a Unifipa e outra instituição de ensino tecnológico obtiveram a nota 4, integrando o seleto grupo dos 27,7% das instituições no país com IGC acima da média.

Segundo os critérios do Inep, as notas atribuídas no IGC possuem implicações significativas: notas 1 e 2 indicam que a instituição não está satisfatoriamente atendendo aos critérios de qualidade, o que pode levar à necessidade de correção de problemas identificados e, se mantida a nota baixa, até mesmo ao descredenciamento do MEC. Já a nota 3 indica que a instituição atende plenamente aos critérios de qualidade do MEC, demonstrando que possui todos os requisitos para funcionar.

Valor agregado (CPC e IDD)

De acordo com resultados do Inep, os cursos de Administração e Direito da Unifipa alcançaram o CPC 4 (escala de 1 a 5) em índice que representa a qualidade dos cursos superiores no Brasil, que combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente e condições oferecidas como laboratórios e salas de realidade virtual. Apenas 35,9% dos cursos avaliados no Brasil tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador.

O curso de Direito também obteve a nota máxima 5 e o curso de Administração garantiu a nota 4 em excelência pelo IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, que mensura o valor agregado pelos cursos, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na Unifipa.

Diante desse reconhecimento, a vice-reitora da Unifipa, Cristiane Procópio de Oliveira, destaca: “Estamos extremamente orgulhosos de receber essa avaliação de excelência no IGC. Isso é fruto do trabalho árduo da nossa comunidade acadêmica e docente, comprometida com a qualidade do ensino e com a formação de profissionais capacitados e éticos. Continuaremos empenhados em oferecer educação de excelência, contribuindo para o desenvolvimento não apenas dos nossos alunos, mas também da nossa região e do país como um todo”.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES