O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa lançou o curso de Fonoaudiologia, na modalidade presencial, períodos diurno e noturno, com 120 vagas e duração de quatro anos. A primeira turma será iniciada em março/2026.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, Andreia de Haro Moreno, explica que a Fonoaudiologia é a área da saúde dedicada à prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios da comunicação humana e de funções associadas, como fala, linguagem, voz, audição, leitura, escrita, mastigação, deglutição e respiração. “O curso é ideal para quem deseja atuar diretamente na promoção da saúde, reabilitação e qualidade de vida, acompanhando pessoas em todas as fases da vida – do bebê ao idoso”, acrescenta.
Andreia destaca os diferenciais oferecidos pelo novo curso de Fonoaudiologia: estágios supervisionados em hospitais-escolas próprios e em diversos cenários de prática; laboratórios de última geração, incluindo Anatomia, Fisiologia e Neurofisiologia em realidade 3D; integração interdisciplinar com cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Psicologia e Odontologia; contato com a prática desde os primeiros semestres, por meio de projetos de extensão comunitária; incentivo à pesquisa e iniciação científica e formação humanizada, crítica e ética, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Outro destaque é a infraestrutura oferecida pela Unifipa que inclui, entre outros, Serviços de Oncologia, UBS, escolas, empresas e outros campos de estágio; laboratórios de práticas com tecnologias inovadoras e Laboratório de Informática.
Mercado de Trabalho
O fonoaudiólogo encontra amplo leque de oportunidades profissionais nos setores público, privado e acadêmico. Entre os principais campos de atuação estão hospitais e maternidades; Serviços de Oncologia; Unidades Básicas de Saúde (UBS); clínicas e ambulatórios; escolas regulares e especiais, creches e berçários; empresas e programas de saúde ocupacional; atendimento domiciliar (home care); consultório próprio e ensino e pesquisa.
A profissão oferece diversas áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, como Audiologia; Linguagem; Motricidade Orofacial; Saúde Coletiva; Voz; Disfagia; Fonoaudiologia Educacional; Gerontologia; Fonoaudiologia do Trabalho; Neuropsicologia; Fluência; Perícia Fonoaudiológica; Fonoaudiologia Hospitalar e Fonoaudiologia Neurofuncional.
Andreia ressalta que o fonoaudiólogo formado pela UNIFIPA “será um profissional crítico, ético e comprometido com a saúde e a educação, preparado para atuar em diferentes contextos clínicos, hospitalares, educacionais e de pesquisa, com sólida base científica e humanística”.