20.3 C
Catanduva
domingo, julho 14, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoVigilância Sanitária intensifica fiscalização em mercados e açougues

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em mercados e açougues

A Vigilância Sanitária de Rio Preto intensificou a fiscalização em mercados e açougues nesta semana, devido à aproximação das festas de fim de ano, quando o consumo de carnes e produtos lácteos, como os queijos frescos, tende a aumentar. A ação continua na semana seguinte.

Nesses locais os fiscais observam a procedência dos produtos de origem animal e as práticas de manipulação de alimentos. “Os problemas mais comuns são a ausência de registro de abate e a liberação de carnes pelos abatedouros, além da falta de procedência de produtos lácteos”, afirma o veterinário e fiscal sanitário, Luis Flávio Vani do Amaral.

Caso a Vigilância encontre produtos em desacordo com o código sanitário, são lavrados autos de infração. Neste caso, a empresa pode recorrer e a partir da análise, é determinada a penalidade, que pode ser advertência e multa, variando de 5 a 700 UFMs – cada UFM equivale a R$ 69,29.

A dica para os consumidores é sempre verificar se o estabelecimento é licenciado pela Vigilância Sanitária e ficar atento ao rótulo, forma de armazenamento e prazos de validade dos produtos. O consumidor também pode denunciar possíveis irregularidades para a Vigilância pelo telefone: 0800 770 5870.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES