21.6 C
Catanduva
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioRegiãoVioloncelistas de várias partes de São Paulo fazem imersão em torno desse...

Violoncelistas de várias partes de São Paulo fazem imersão em torno desse instrumento em evento em São José do Rio Preto

  • São José do Rio Preto vira a capital do violoncelo em São Paulo a partir do próximo domingo (13), quando tem início o II Encontro de Violoncelos de Rio Preto, na sede do Projeto Novo Mundo – Eldorado/João Paulo II, no bairro Eldorado. O evento, que enaltece o talento rio-pretense para a música instrumental e valoriza as novas gerações de instrumentistas, tem foco na formação artística, atraindo violoncelistas de diferentes partes de São Paulo e de outros estados para três dias de aulas e palestras. Além disso, o público poderá prestigiar três concertos abertos à comunidade.

Para divulgar o evento, um grupo de violoncelistas da cidade realizou, na última segunda-feira (7), quatro concertos didáticos em escolas municipais da região norte de São José do Rio Preto. “Falamos um pouco do instrumento e apresentamos algumas composições brasileiras. Tudo de forma bastante lúdica, atraindo a atenção das crianças. Foi uma forma de divulgar nosso encontro e convidar a comunidade para os concertos da programação”, explica o violoncelista e professor Walisson Cruz, diretor artístico e coordenador pedagógico do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto.

Entre os palestrantes desta edição há uma convidada internacional, a professora doutora Minna Rose Chung, do Canadá, coautora do livro “CelloMind: Intonation and Technique” (CelloMind: Entonação e Técnica), lançado em 2018 com Hans Jorgen Jensen. Além dela, o evento rio-pretense receberá o professor doutor André Micheletti (USP-RP) e o violoncelista Ladson Bruno Mendes, de Ribeirão Preto.

As inscrições para as aulas do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto continuam abertas e podem ser feitas de forma online até sábado (12), no site oficial do evento: encontrodevioloncelosderiopreto.com.

Concurso de Violoncelos

Uma das novidades da segunda edição é a realização do I Concurso de Violoncelos do Noroeste Paulista. O concurso é dividido em três categorias: Infantojuvenil (até 15 anos); Júnior (até 22 anos) e Principal (até 32 anos).

Os finalistas do concurso, selecionados a partir de vídeos enviados no ato da inscrição, vão se apresentar presencialmente na terça-feira (15), último dia do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto.

Todos os alunos do evento estarão juntos no concerto de encerramento da programação, na terça-feira (15), formando uma mega orquestra de violoncelos. “Para o concerto de encerramento, criamos partituras e arranjos que possibilitam o acolhimento de instrumentistas de diferentes níveis de aprendizado. Esse concerto será o ponto alto da programação, uma forma única de homenagear o violoncelo e a cidade”, sinaliza o diretor artístico do evento.

O II Encontro de Violoncelos de Rio Preto é realizado com recursos do Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES