30.7 C
Catanduva
terça-feira, novembro 12, 2024
spot_img
InícioRegiãoZoo adota medidas para proteger animais da onda de frio extremo

Zoo adota medidas para proteger animais da onda de frio extremo

O Zoológico de Rio Preto, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está adotando novos protocolos que visam proteger os animais, especialmente os mais vulneráveis, diante da onda de frio extremo prevista para esta semana.

De acordo com a Prefeitura, o Zoo Rio Preto abriga mais de 300 animais, de cerca de 80 espécies diferentes. Algumas são de outras regiões do Brasil e do mundo, incluindo as que são de climas quentes. De olho nisso, a administração do Zoológico está adotando algumas mudanças nos cuidados, incluindo a alimentação, melhorias nos recintos e aquecimento para os animais que, por conta das espécies, são mais vulneráveis às quedas de temperaturas.

“A queda de temperatura afeta o homem, mas também os animais e vegetais. Por conta disso, os animais podem alterar o seu comportamento para se protegerem das baixas temperaturas. Alguns preferem os dias mais quentes, como os macacos-aranha e as tartarugas da Amazônia, que são animais de clima equatorial; enquanto outros se sentem bem à vontade com este frio todo, como os animais de Mata Atlântica, por exemplo os gatos-do-mato e as antas, que podem suportar facilmente temperaturas abaixo de 15ºC”, explica o veterinário do Zoológico, Guilherme Guerra Neto.

Espécies vulneráveis

Alguns mamíferos, as aves e os répteis em geral, precisam receber uma atenção especial nesta época do ano por serem mais sensíveis à queda de temperatura, principalmente animais idosos, filhotes e enfermos. “Estes grupos podem inclusive desenvolver problemas respiratórios graves, como as tartarugas-da-Amazônia, por exemplo, que precisam ser protegidas em caixas d’água com temperatura controlada para prevenir as pneumonias de inverno”, exemplifica Guerra Neto.

Em geral, os primatas também precisam de proteção contra os dias frios, tanto que nos zoológicos da América do Norte e Europa, os recintos são equipados com áreas internas protegidas e com temperaturas controladas.

Medidas para aquecer

Para atender às necessidades trazidas pela queda na temperatura, há uma ligeira alteração na rotina diária do Zoo. Alguns animais recebem uma camada extra de feno em seus abrigos, o que serve para aquecer o ambiente, além de cobertores e aquecedores de ar, que mantêm uma temperatura agradável e estável no local.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES