30.4 C
Catanduva
quarta-feira, outubro 29, 2025
spot_img
InícioEconomiaAlimentação saudável fica mais barata

Alimentação saudável fica mais barata

Comer de forma saudável pesou menos no bolso dos consumidores em setembro. Ingredientes típicos da salada tiveram forte queda de preços, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela APAS – Associação Paulista de Supermercados em parceria com a Fipe.
As reduções mais marcantes foram observadas na cebola (22,08%), pepino (21,67%), batata (20,56%) e tomate (17,36%). A cesta da salada também contou com quedas na mandioquinha (5,23%), pimentão (4,34%), vagem (3,09%), cenoura (1,85%), verduras (1,79%) e berinjela (1,68%). Os ovos, importantes no cardápio saudável, registraram queda de 3,47% no período.
Segundo Carlos Eduardo Malaguti o, diretor regional da APAS em São José do Rio Preto, o consumidor já começa a sentir um respiro no bolso com a melhora da safra e o aumento da oferta de produtos. “Cebola, batata e outros itens que vêm direto do campo estão mais em conta, somente essa categoria caiu mais de 18% em setembro. A boa notícia é que, se o tempo continuar colaborando, esses preços devem seguir baixos até o fim do ano”, comenta.
Os alimentos in natura, que incluem frutas, legumes e verduras, continuam sendo um dos principais fatores de alívio na inflação dos supermercados. Em setembro, o segmento registrou deflação de 5,16%, acumulando queda de 5,34% no ano e de 7,20% nos últimos 12 meses.
“Essas quedas têm feito diferença no dia a dia. O consumidor já percebe que a conta do supermercado está pesando um pouco menos”, complementa o diretor.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES