A formalização pelo Governo de São Paulo da concessão de 600 quilômetros de rodovias do Lote Noroeste abre caminho para atender uma antiga reivindicação de Rio Preto e cidades da região: a construção da terceira faixa na rodovia Washington Luís, entre Cedral e Mirassol, resolvendo um grande gargalo no trânsito. O ato de assinatura do contrato pelo governador Tarcísio de Freitas ocorreu nesta quarta, 12, em São Paulo.
“Participamos deste processo desde o início. Essa concessão prevê como obra prioritária a construção da terceira faixa na SP-310, além de novos viadutos, entre eles um na altura da rua Antônio de Godoy, pontes e passarelas. No trecho regional o contrato prevê conclusão das obras em quatro anos. É uma grande conquista”, diz o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo. “Nos próximos dias pretendo me reunir com os representantes da Ecorodovias para conhecer de perto o cronograma da obra”, acrescentou.
“Nós temos que celebrar os investimentos que são feitos no Estado de São Paulo. São bilhões de reais que farão a diferença para o usuário. A parceria com o setor privado é fundamental, porque conseguimos trazer mais investimentos, com mais eficiência e em menos tempo”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
O Lote Noroeste contempla cinco rodovias: SP-310 (Rodovia Washington Luís), SP-323 (Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto); SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – entre Bebedouro e Barretos); SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil) e SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone).
Tarifas mais baratas
Um dos benefícios que os motoristas que utilizarem as rodovias do Lote Noroeste será a redução média de 9% nas tarifas de pedágio cobradas atualmente. O valor dependerá do local de cada praça utilizada. Aqueles que utilizarem o pagamento automático com o uso de tags terão um desconto adicional de 5% sobre a tarifa.
Além disso, há outra novidade para o bolso dos motoristas. Será aplicado o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que concederá redução nas tarifas para os usuários que mais utilizam a rodovia. Dependendo da praça de pedágio e da quantidade de vezes que o condutor passar pelo ponto de cobrança dentro do mesmo mês, o desconto pode chegar a 95%. O DUF estará disponível para quem utiliza o método de pagamento automático.
Novas tecnologias
O Lote Noroeste de rodovias também investirá em novas tecnologias que visam trazer mais segurança, agilidade e conforto aos usuários, como o pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação, já a partir de 1º de maio. Essa facilidade já existe em 91 praças de pedágio da malha concedida do Estado.
Outra inovação que será implantada gradualmente (entre o segundo e o sétimo ano de contrato) é a implantação do Sistema Automático Livre – de cobrança 100% automática – que fará a eliminação gradual de todas as praças de pedágio que existem na malha e sua substituição por pórticos.