A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), ampliou vagas para pernoite em acolhimentos institucionais do município, para atender a população em situação de rua durante o inverno e frentes frias.
A iniciativa faz parte da ação de inverno que teve início em 2 de maio, quando o Albergue Noturno passou de 40 para 57 vagas e a Pousada da Esperança foi de 70 para 110 leitos, até o momento.
Na noite da quarta-feira, dia 14/6, o Albergue Noturno preencheu 50 lugares para pernoite, enquanto a Pousada acolheu 98 pessoas. A ampliação dos acolhimentos acontece de acordo com a demanda.
“Nossa equipe técnica intensificou as abordagens sociais nesta semana visando a sensibilização da população para a saída das ruas, especialmente nas noites mais frias. É importante ressaltar que semanalmente estamos em articulação e planejamento para acolher, em parceria com as instituições, o número de pessoas que for necessário.”, comentou a secretária de Assistência Social Helena Marangoni.
As pessoas que aceitam o encaminhamento aos acolhimentos têm transporte saindo do Centro de Referência Especializado em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Jordão Reis, 1 – Centro, duas vezes ao dia, sendo nos períodos da manhã e da tarde, 8 e 14 horas. O transporte também é garantido à noite, quando há demanda.
Além das vagas para pernoite, com direito à alimentação, faz parte da ação a distribuição de cobertores em todos os pontos da abordagem social e em parceria com as instituições. Até o momento, foram entregues 400 cobertores.