Os quatro dias de carnaval em Rio Preto, com a primeira edição do OBA Festival, foi responsável por uma movimentação financeira de R$ 84,6 milhões. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, a festa popular registrou um índice médio de ocupação de hotéis de 85%.
“Além dos blocos carnavalescos que realizaram várias apresentações em Rio Preto e nos distritos de Talhado e Shmitt, a festa trouxe uma movimentação financeira em vários segmentos como hotéis, restaurantes e o comércio em geral. Somente a festa temática foi responsável por um crescimento nas vendas de fantasias e apetrechos, cerca de R$ 7,2 milhões foram destinados pelos foliões para o setor”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza.
De acordo com a A.K.Jebailey Junior Consultoria, empresa contratada para realizar a pesquisa, uma parceria entre a Associação Comercial de Rio Preto (Acirp) e a Prefeitura, o valor médio do ticket por pessoa foi de R$ 1.410, sem o valor do ingresso para o evento. Os dados foram coletados de 16 a 18 de fevereiro — 200 pessoas responderam aos questionamentos de forma presencial, no stand de vendas do evento.
No ano de 2022, de acordo com a Associação Comercial de Rio Preto (Acirp), as atividades com os blocos carnavalescos e eventos em clubes particulares da cidade movimentaram R$ 33,5 milhões no município. Comparado com os dados de 2023, o período registrou um crescimento de mais de 150%.
O festival, que foi realizado de 18 a 21 deste mês, atraiu um público de 100 mil pessoas nos quatro dias de festa. Jorge Luis de Souza afirmou que “pelo menos 4 em cada 10 participantes eram turistas”. Ainda de acordo com ele, 9 em cada 10 visitantes responderam que se hospedaram na cidade por pelo menos dois dias.
Com relação ao transporte, a maioria dos foliões optaram pelo uso de aplicativos (63,9%). Apenas 18% usaram veículo próprio, 10% transporte coletivo e 8% deles foram com vans.
Além disso, 88% das pessoas entrevistadas manifestaram interesse em sair durante o carnaval. Deste total, 57% afirmaram que visitariam os restaurantes da cidade, 55% iriam em algum bar, 29% aproveitariam para visitar os amigos, 18% frequentariam os shoppings e 14% conheceriam as baladas de Rio Preto.
Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Rio Preto (Sinhores) Rio Preto, Paulo Silva disse que o evento “foi extremamente positivo, com lotação acima do esperado”.
A expectativa agora, segundo o Secretário de Desenvolvimento é com relação aos eventos para 2024. “Agora iremos analisar todos os pontos, verificar o que é possível melhorar para ter números ainda mais expressivos. O evento movimenta a economia, gera empregos, com aumento da arrecadação para a cidade e mostra todo o talento do município para recepção de grandes eventos, com consequente movimentação do setor de turismo, que tem crescido cada dia mais”.
Movimentação Financeira
Hospedagem R$47,3 milhões
Restaurantes e Alimentação R$21,1 milhões
Bares R$ 8,4 milhões
Enfeites e apetrechos R$ 7,2 milhões