12.2 C
Catanduva
quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
InícioDestaquesCatanduva ganha premiação por eficácia no tratamento da tuberculose

Catanduva ganha premiação por eficácia no tratamento da tuberculose

Catanduva foi premiada pela Secretaria Estadual da Saúde pelo trabalho realizado no controle da tuberculose pulmonar. Conforme a avaliação, a cidade desponta com 95% de taxa de cura da doença em seu território. A condição indica que praticamente todos os pacientes diagnosticados com tuberculose na cidade, foram curados. O percentual de cura está bem acima do pactuado pelo Ministério da Saúde que é de 85%.

A classificação foi divulgada no Fórum Estadual de Tuberculose, evento online, e leva em consideração os indicadores a partir de confirmações laboratoriais em 2022. No ranking, Catanduva divide a posição de segundo lugar com Embu-Guaçu e, em primeiro lugar, aparece Cruzeiro com taxa de 96% de cura. Todos os municípios paulistas entram na avaliação.

Em Catanduva, o exame para diagnóstico, tratamento e acompanhamento são feitos nas 23 UBSs, as Unidades Básicas de Saúde. Todos os procedimentos são gratuitos, inclusive o medicamento.

O diferencial na cidade é o vínculo entre as equipes e os pacientes, condição que influencia diretamente no sucesso no tratamento que tem duração média de seis meses. Ainda no município, quando necessário, cumprindo critérios de gravidade, é feito encaminhamento ao Centro de Especialidades Médicas para acompanhamento especializado no setor de tisiologia, que conta com médica pneumologista.

“A premiação é motivo de orgulho e reflete o trabalho em rede de saúde. Contamos com equipe competente e comprometida”, ressalta o Prefeito Padre Osvaldo, em consonância com o Secretário Municipal de Saúde Adriano de Araújo. 

A tuberculose é uma doença que se dissemina através dos pulmões com pessoas doentes, transmitindo por meio da tosse, da fala ou do espirro para outras pessoas sadias. Quando a pessoa está com tuberculose, além de tosse persistente há duas ou mais semanas, podem manifestar febre, perda e peso e muita sudorese, principalmente à noite.

Excelência

Catanduva está numa constante de premiações que colocam a cidade em posição de destaque estadual e também nacional pelos serviços de saúde prestados.

2022, a cidade obteve certificação por projeto desenvolvido de Atendimento domiciliar, na Mostra Brasil Aqui Tem SUS, do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Campo Grande/Mato Grosso do Sul.

2022 – a cidade recebeu premiação estadual pela eliminação da transmissão vertical do HIV

2022 – Catanduva se classifica em 1º lugar, entre cidades com porte populacional de 100 a 200 mil habitantes, no Estado de São Paulo, por desempenho na atenção primária. Avaliação de nível nacional, por meio do Ministério da Saúde, do Programa Previne Brasil. Os indicadores permanecem em alta. Os números referentes ao segundo quadrimestre deste ano apontam mais um avanço na nota do município com relação ao primeiro quadrimestre. Catanduva passou de 9,25 para 9,54 (nota máxima é 10).

2021, o município foi premiado em Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde pelo trabalho de Intervenção Psicológica e Social do Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família)

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES