Catanduva avançou 67 posições no ranking do Programa Município VerdeAzul, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. A cidade soma 84,93 pontos e saiu da posição 113 em 2020 para a 46ª em 2021. O resultado foi apresentado em evento sediado na capital paulista. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa esteve acompanhado da secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Júlia Cassiano Wayego, para receber a certificação do top 50.
Os números mostram a soma de esforços entre Prefeitura e SAEC para tornar Catanduva uma cidade cada vez mais verde. Ao todo, 577 municípios fizeram parte do ranking, mas apenas 74 foram certificados pelas notas acima de 80 pontos, como é o caso de Catanduva.
“Esse ano subimos na classificação geral. Estamos entre os 50 melhores municípios do estado de São Paulo. Estávamos em 113 (em 2020) e a cada ano e a cada clico esperamos avançar ainda mais”, destaca a secretária.
A lista leva em consideração 12 diretrizes da agenda ambiental. São elas: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Educação Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura Ambiental, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos, Uso do Solo.
“Trabalhamos juntos, em prol de melhorias para a população, tanto no abastecimento de água de qualidade, quanto no devido tratamento do esgoto, por isso somos referência. Além disso, nossas campanhas educativas mobilizam a comunidade a se comportar com ações pelo meio ambiente, como por exemplo, o descarte correto de lixo e economia de água”, comenta o superintendente da SAEC, Marco Antonio Machado.
A liderança do ranking ficou para Bragança Paulista, com 97,5 pontos. Na sequência aparecem Penápolis, com 96,6, e São Pedro do Turvo, com 96,3.
Ranking
O Programa Município VerdeAzul tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Ele estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.