19.5 C
Catanduva
domingo, março 3, 2024
spot_img
InícioCatanduvaCatanduva sobe para posição 46 no ranking do Programa Município VerdeAzul

Catanduva sobe para posição 46 no ranking do Programa Município VerdeAzul

Catanduva avançou 67 posições no ranking do Programa Município VerdeAzul, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. A cidade soma 84,93 pontos e saiu da posição 113 em 2020 para a 46ª em 2021. O resultado foi apresentado em evento sediado na capital paulista. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa esteve acompanhado da secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Júlia Cassiano Wayego, para receber a certificação do top 50.

Os números mostram a soma de esforços entre Prefeitura e SAEC para tornar Catanduva uma cidade cada vez mais verde. Ao todo, 577 municípios fizeram parte do ranking, mas apenas 74 foram certificados pelas notas acima de 80 pontos, como é o caso de Catanduva.

“Esse ano subimos na classificação geral. Estamos entre os 50 melhores municípios do estado de São Paulo. Estávamos em 113 (em 2020) e a cada ano e a cada clico esperamos avançar ainda mais”, destaca a secretária.

A lista leva em consideração 12 diretrizes da agenda ambiental. São elas: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Educação Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura Ambiental, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos, Uso do Solo.

“Trabalhamos juntos, em prol de melhorias para a população, tanto no abastecimento de água de qualidade, quanto no devido tratamento do esgoto, por isso somos referência. Além disso, nossas campanhas educativas mobilizam a comunidade a se comportar com ações pelo meio ambiente, como por exemplo, o descarte correto de lixo e economia de água”, comenta o superintendente da SAEC, Marco Antonio Machado.

A liderança do ranking ficou para Bragança Paulista, com 97,5 pontos. Na sequência aparecem Penápolis, com 96,6, e São Pedro do Turvo, com 96,3.

Ranking

O Programa Município VerdeAzul tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Ele estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES