Catanduva investiga três novas mortes que podem ter sido causadas por dengue. Quatro óbitos já foram confirmados. As vítimas moravam no Vertoni, Orlando Facci, Jardim Amêndola e Bom Pastor. Desde o começo do ano, 1996 casos de dengue foram registrados.
Para combater a atual epidemia, vistorias a imóveis, bloqueios para eliminação de criadouros, verificação de denúncias e nebulizações foram intensificadas em Catanduva. Denúncias e agendamento de visitas podem ser feitos através do telefone 3531-9200.
Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga. Nessa fase, a doença é classificada como dengue clássica ou dengue sem sinais de alerta e pode ser controlada com hidratação intensa e certas medicações, até seu desaparecimento em alguns dias.
Em uma minoria, outros sintomas mais específicos podem surgir na sequência, principalmente quando a febre cessa por volta do quinto dia. Os sintomas mais característicos dessa fase são dores abdominais, vômitos intensos, desidratação, falta de apetite e sangramentos nas mucosas. Essa é a fase da dengue com sinais de alerta, nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por indicar uma gravidade do quadro clínico. Nesse momento, é importante ter acompanhamento médico.
Na dengue grave, a que mais preocupa, ocorre maior reação inflamatória sistêmica, que altera a coagulação do sangue e acarreta a perda de líquidos. A consequência pode ser uma hemorragia intensa e uma queda súbita da pressão arterial, responsáveis pelo choque associado à dengue, principal causa de óbito.