15.5 C
Catanduva
domingo, maio 26, 2024
spot_img
InícioDestaquesCurso gratuito recorre à dança para desprogramar o corpo sedentário

Curso gratuito recorre à dança para desprogramar o corpo sedentário

Desprogramar um corpo sedentário por meio da dança. Essa é a proposta do curso “Anatomia da dança e consciência corporal: dispositivos teórico-práticos para criação de coreografias possíveis”, que o dançarino Mayk Ricardo ministrará gratuitamente na sede da Cênica, em São José do Rio Preto, a partir desta quinta-feira (19/10). O curso é voltado para pessoas maiores de 16 anos com ou sem experiência na área da dança. A inscrição é online.

Segundo o artista, o curso propõe uma investigação dos reflexos do cotidiano e da conjuntura social na dimensão carnal, muscular e anatômica. “O participante conhecerá e sentirá os princípios anatômicos básicos do quadril, coluna, ossos, escápula, crânio para, assim, expandir a consciência corporal, aprendendo a recrutar apenas as cadeias musculares necessárias para cada postura e a se movimentar a partir delas”, explica.

O curso “Anatomia da dança e consciência corporal” é dividido em dois módulos, cada um com quatro encontros, das 19h às 21h30. Os encontros do primeiro módulo serão nos dias 19 e 26/10 e 1 e 9/11. Já o segundo módulo terá seus encontros nos dias 16, 23 e 30/11 e 7/12. Todos os encontros serão na sede da Cênica, no Jardim dos Seixas.

Sobre o artista

Mayk Ricardo é biólogo, produtor cultural e artista de dança. Iniciou seus estudos do corpo em 2005, integrando o elenco da KD Cia. de Dança. de Potirendaba. onde foi intérprete em 12 espetáculos e ministrou oficinas de dança contemporânea em diversas cidades do interior.

Entre 2015 e 2017, foi residente do Movimento 1, projeto de pesquisa em dança do Sesc Rio Preto que proporcionou encontros e vivências com diversos profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente.

Entre suas criações autorais estão a video-dança “su.jei.to”, contemplada pelo Prêmio Funarte RespirArte, que circulou por diversos festivais nacionais e internacionais, e a pesquisa “Movimento-afeto: dançando histórias de amor”, em que orientou e dirigiu uma residência para cinco artistas afrobrasileiros que resultou na criação de uma performance e uma video-dança, ambas contempladas pelo Prêmio Nelson Seixas.

O curso “Anatomia da dança e consciência corporal” teve seu projeto contemplado no Prêmio Nelson Seixas 2023, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço

Curso “Anatomia da dança e consciência corporal”, com Mayk Ricardo

Módulo 1: dias 19 e 26/10 e 1 e 9/11, das 19h às 19h30

Módulo 2: dias 16, 23 e 30/11 e 7/12, das 19h às 19h30

Local: Cênica (Av. das Hortênsias, 263 – Jardim dos Seixas)

Grátis

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/LLM4BFgJsgEn9tRB8

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES