31.7 C
Catanduva
sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioCatanduvaDefesa Civil de Catanduva vai emitir comunicado via SMS 40199

Defesa Civil de Catanduva vai emitir comunicado via SMS 40199

A Defesa Civil de Catanduva começa a emitir alertas comunicados via SMS 40199. O órgão deve usar a ferramenta para liberar alertas em caso de possível risco de qualquer adversidade no município, a exemplo de alagamentos, previsões de temperatura, chuvas em intensidade e umidade do ar, interdição de trânsito, desastres naturais e orientações sobre doenças infecciosas.

Para receber informativos, o cidadão deve cadastrar o seu celular com o envio de mensagem para o número 40199 e digitar no texto o CEP local.

A vantagem de utilizar a ferramenta via SMS é que o sistema é gerido por satélite e com isso, se mantém ativo, mesmo diante de instabilidades de sinal de internet. Além disso, não requer pacote de dados de operadora.  

Catanduva é pioneira na utilização da ferramenta no Estado de São Paulo. O órgão obteve aval do Governo Federal para acessar o sistema que gera informações, a partir de ofício assinado pelo Prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa. O objetivo da ação é incrementar a comunicação entre a Defesa civil e a população. Com  a devolutiva do Ministério da Integração, representante da Defesa Civil local, GCM Guilherme Peres, realizou curso de 30 horas na plataforma para manusear o sistema Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).    

O cidadão também pode cadastrar seu celular para receber mensagem da Defesa Civil via WhatsApp. Basta cadastraar 6120344611.

Atualmente, a Defesa Civil de Catanduva conta com 5.257 aparelhos cadastrados, diante da população habitacional de 212.862. Condição que representa que as mensagem atingem 4,31% de alcance no território. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES