O Departamento de Saúde de Urupês promoveu, na manhã desta quinta-feira (15), o Dia D da Campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e de prevenção ao suicídio.
Às 8h, foi realizada uma passeata com alunos das escolas Prof. Athayr da Silva Rosa e Rubens Ferreira Martins, com objetivo de incentivar a sociedade a olhar de maneira menos preconceituosa e refletir sobre a necessidade dos cuidados com a saúde mental, abordando temas como depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.
O percurso da passeata teve início em frente ao prédio da prefeitura e seguiu até a praça central, onde foram preparadas atividades corporais, palestras e exposições para difundir o tema.
Durante todo o mês, o Departamento de Saúde tem dialogado com a sociedade sobre a necessidade de atenção e cuidados com a saúde mental, divulgando o Centro de Valorização da Vida (Disque 188), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. A pasta também divulgou o atendimento psicoterapêutico gratuito oferecido em todas as Unidades de Saúde.
Campanha abrangente
O Departamento de Desenvolvimento Social, Cultura, Lazer, Esportes e Turismo também promove uma palestra aberta ao público abordando a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. A ação acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, no Centro Cultural de Urupês, e terá como palestrante o médico psiquiatra Dr. Roger Negreti.