21.3 C
Catanduva
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
InícioCatanduvaDia do Desafio traz o tema “Muito Mais Que Um Dia!” em...

Dia do Desafio traz o tema “Muito Mais Que Um Dia!” em todo país

No dia 31 de maio, o Dia do Desafio chega à sua 29ª edição, sob o tema “Muito mais que um dia!”, indicando os novos desafios desta que é uma das mais importantes campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas e o consequente combate ao sedentarismo.

Criado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), sob coordenação do Sesc SP no Continente Americano, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o tradicional evento foi marcado até 2019 pela disputa amistosa entre as cidades em busca da maior mobilização de pessoas praticando atividade física no dia. Desde as duas edições realizadas virtualmente durante a pandemia (2020 e 2021), a campanha tomou novos contornos e o engajamento por meio da competição mostrou não ser mais necessário, visto que todas as cidades e instituições participantes têm em suas agendas a realização de ações na última quarta-feira do mês de maio, independentemente do formato, pois buscam, por meio do Dia do Desafio, criar legados positivos e perenes que estimulem a prática de atividade física e esportiva em sua comunidade por meio da criação e implantação de projetos e políticas públicas.

O tema “Muito Mais Que Um Dia” propõe uma reflexão de uma prática de atividades físicas e esportes que extrapole o dia do evento, tornando-se algo presente na rotina das pessoas por todo o ano. Bem como, instiga organizações e instituições públicas e privadas a repensarem sua oferta de atividades para além da data, viabilizando a permanência e incentivando a criação de políticas públicas em prol desse tema.

“O Dia do Desafio não somente incentiva a prática de atividades físicas e fortalece relações entre cidades, instituições e pessoas, mas também dialoga com os valores institucionais e o desejo do Sesc de uma sociedade mais justa para todos”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. Ele acrescenta ainda que “como ferramenta, a campanha este ano visa sensibilizar gestores públicos e instituições a criarem metas factíveis em seus cenários e a desenvolverem projetos comunitários que utilizem a campanha como meio para o alcance de tais objetivos. Além disso, na data e para além dela, manter a ideia viva ao longo do ano permite a elaboração de novas propostas que contribuam com a comunidade em busca de territórios mais humanos, inclusivos e democráticos”.

Desafios – Ao longo do dia 31 de maio,asunidades do Sesc em todo o país, bem como instituições parceiras, disponibilizarão para o público de todas as idades uma variada programação propondo ocupação de espaços de maneira acolhedora para vivências e práticas físico esportivas.

Dentro desta perspectiva, Carol Seixas, gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc SP e da coordenação do Dia do Desafio no continente americano, destaca que “a 29ª edição do Dia do Desafio fortalece o compromisso entre todas as instituições promotoras do evento com os objetivos previstos para as próximas três edições, com destaque para ações que apresentem propostas de ressignificação de espaços voltados às pessoas, tornando assim as cidades mais humanas, acolhedoras e acessíveis a toda população”.

Carol Seixas enfatiza ainda que “serão ofertadas ao público em geral atividades diversificadas, cuidadosamente planejadas em todo o Continente Americano, intencionando a participação de pessoas com ou sem experiência, para que estas possam compreender os benefícios das atividades físicas, valorizando o autocuidado e um tempo de qualidade para si próprio no cotidiano”. 

Na unidade do Sesc Catanduva, teremos:

Qual seu desafio?

Data: 31 de maio (quarta-feira), a partir das 10h

Como participar: para esta atividade não há a necessidade de inscrições.

Resumo: a partir da maior campanha de mobilização para o incentivo à pratica de atividade física e hábitos saudáveis, o Sesc Catanduva convida você a pensar: qual é seu desafio? Caminhar, correr ou mesmo atividades cotidianas, servem de exemplo para a prática de atividade para uma vida toda. Com visitas no comércio e atividades pela unidade, a equipe do Jacaré Kipira convida você a se mexer e curtir o seu desafio.

Classificação: livre – autoclassificação.

Ginástica multifuncional no escuro

Data: 31 de maio (quarta-feira), das 16h às 20h30

Como participar: inscrições no local com 30min. de antecedência.

Resumo: Aulas especiais de ginastica multifuncional em um ambiente escuro, iluminação especial e discotecagem ao som de DJ. Serão 4 aulas envolvendo as capacidades físicas e motoras.

Classificação: não recomendado para menores de 12 anos – autoclassificação.

Basquete por elas – com Bax Catanduva e Janeth Arcain

Data: 31 de maio (quarta-feira), das 19h às 21h

Como participar: para esta atividade não há a necessidade de inscrições.

Resumo: Catanduva sempre figurou no cenário esportivo nacional com revelação de talentos. No basquete feminino, não é diferente! A equipe do Bax Catanduva está na disputa da Liga de Basquete Feminino. Quando se fala em basquete feminino, impossível não falar de Janeth Arcain. A jogadora, que atuava como ala-armadora e foi uma das expoentes da seleção – sendo campeã mundial em 1994 e vencedora de duas medalhas olímpicas – é a terceira maior pontuadora da história da seleção, tendo marcado 2.247 pontos em 138 jogos oficiais. A relação entre Catanduva e Janeth é de sucesso e conquistas! Para o Dia do Desafio, o Sesc Catanduva realiza um bate-papo e jogo exibição com as presenças de Janeth Arcain e a equipe do Bax Catanduva!

Classificação: livre – autoclassificação.

Basquete 3X3, com Cristal Rocha

Data: 03 de junho (sábado), das 10h às 12h e das 14h às 17h

Como participar: para esta atividade não há a necessidade de inscrições.

Resumo: Aulas especiais de Basquete 3×3 com a atleta e treinadora da modalidade, Cristal Rocha. Nesta atividade, os participantes vão praticar o 3×3 com foco na habilidade, por meio de brincadeiras e jogos pré-desportivos.

Classificação: não recomendado para menores de 12 anos – autoclassificação.

DIA DO DESAFIO 2023

Dia: 31 de maio, quarta-feira

Mais informações em: www.sescsp.org.br/diadodesafio; www.diadodesafio.org.br

#diadodesafio #díadeldesafio #challengeday

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES