22.1 C
Catanduva
sábado, fevereiro 24, 2024
spot_img
InícioCulturaDois dias de eventos gratuitos celebram o piano em Catanduva

Dois dias de eventos gratuitos celebram o piano em Catanduva

A cena musical de Catanduva recebe nomes de peso nos próximos dias 25 e 26 de julho, pela 1ª edição do Piano & Cena 2022, que pretende estabelecer diálogos entre instrumentos tendo o piano como protagonista. A programação, toda gratuita, prevê realização de três masterclasses, no Conservatório Santa Cecília de Catanduva, e apresentação de um recital com o violoncelista André Micheletti e o pianista Cristian Budu, no Teatro Municipal Aniz Pachá.

Ministrados pelos músicos convidados, os masterclasses têm vagas limitadas, que demandam inscrições prévias no site do projeto (www.pianoecena.com.br) e vão conferir certificados de participação. Os ingressos para o recital devem ser retirados com antecedência no Conservatório Santa Cecília.

De acordo com Marcela Milani, produtora do evento ao lado da irmã, Carolina Milani – ambas advogadas, pianistas, regentes de coro, professoras de música e sócias na produtora CM Cultural –, o evento foi idealizado com a proposta de construir um novo cenário para a música de câmara no interior de São Paulo.

Segundo Marcela, a próxima edição, prevista para novembro, já tem confirmados os nomes do pianista Lucas Thomazinho e do violinista Emanuelle Baldini.

Inédito no interior paulista, o projeto tem patrocínio oficial do Instituto Rodobens, de São José do Rio Preto, através da Lei de Incentivo do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. Em parceria com a CM, também conta com produção e apoio da instituição Conservatório Santa Cecília de Catanduva, que atua há 75 anos em formação musical no interior de São Paulo.

Recital

O recital da 1ª edição do Piano & Cena 2022 será com o pianista Cristian Budu, que se apresenta acompanhado do violoncelista André Micheletti, a partir das 20h da terça-feira (26). O programa vai passear pela história da música ocidental, iniciando com peça de violoncelo solo do período Barroco, passa por Beethoven, com obra para piano e violoncelo, visita peças de Schumann de piano solo do período romântico e outras impressionistas de piano e violoncelo do compositor Debussy. Encerra com obras do grande compositor brasileiro Villa-Lobos.

O pianista Cristian Budu graduou-se em piano pela USP e teve Eduardo Monteiro como professor. Posteriormente fez os cursos de mestrado Graduate Diploma e Artist Diploma do New England Conservatory, em Boston (EUA), onde ganhou bolsas e patrocínio especial da instituição para estudos com Wha Kyun Byun e Russell Sherman. Foi ele quem trouxe para o Brasil a que é considerada, pela crítica especializada, a mais importante conquista do piano clássico brasileiro: três premiações no renomado Concurso Internacional Clara Haskil, da Suíça, notável por não premiar outros lugares além do primeiro (por diversas vezes não houve vencedor). Além do primeiro lugar, Budu faturou outros dois prêmios extras, incluindo o do público. Mais recentemente ele também levou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Instrumentista do Ano e de Melhor Concerto do Ano (Guia Folha).

Bacharel em violoncelo pela Unicamp, André Micheletti tem duplo doutorado – em Violoncelo e Violoncelo Barroco – pela Indiana University, onde estudou sob orientação de Helga Winold, Nigel North e Stanley Ritchie, tendo aulas e masterclasses com Janos Starker. Em seus doutorados, foi bolsista da CAPES-Fullbright. Também é mestre em Violoncelo e Pedagogia do Violoncelo pela Northwestern University, de Chicago (EUA), onde foi orientado por Hans Jörgen Jensen. Atualmente é professor de violoncelo na USP-Ribeirão.

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 25/7

14h30 às 17h: Masterclass de Violoncelo, com André Michelletti

18h às 19h30: Masterclass ‘Música de Câmara’, com músicos convidados

Terça, 26/7

14h30 às 17h: Masterclass de Piano, com Cristian Budu

20h: 1º Recital Piano & Cena, com André Micheletti e Cristian Budu

* Inscrições gratuitas para os masterclasses no site www.pianoecena.com.br

** Retirada dos ingressos para o recital no Conservatório Santa Cecília

ENDEREÇOS

Conservatório Santa Cecília: rua Aracajú, 686 – Centro

Teatro Municipal Aniz Pachá: rua Quatorze de Abril, 50 – Jardim do Bosque

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES