14.1 C
Catanduva
domingo, julho 14, 2024
spot_img
InícioCatanduvaEnergisa alerta para riscos de queimadas perto da rede elétrica 

Energisa alerta para riscos de queimadas perto da rede elétrica 

A Energisa Sul-Sudeste informa que um foco de incêndio registrado próximo a uma linha de transmissão de 138 mil volts, que abastece as subestações que atendem Catanduva, ocasionou uma curta interrupção (pique) de energia no município, às 12h05 desta quinta-feira (28). Com manobras no sistema elétrico, a energia foi normalizada em segundos.  

Porém, a Energisa alerta que ocorrências de incêndios como essa, principalmente no período de estiagem prolongada, podem ocasionar sérios prejuízos à comunidade, à natureza e à rede de energia elétrica.     

Isso porque o calor intenso que provém das chamas em matas, terrenos baldios e outros lugares próximos às redes de baixa, média e alta tensão, pode danificar a estrutura da rede, comprometendo cabos condutores, postes e demais equipamentos do sistema elétrico, deixando milhares de consumidores sem energia, e prejudicando até o funcionamento de serviços essenciais.  

Para evitar incêndios, tanto na área urbana quanto na rural, a Energisa Sul-Sudeste lista algumas dicas importantes:    

– Não faça queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;    

– Evite acender fogueiras, principalmente em locais perto da rede elétrica;    

– Quando acender uma fogueira, posteriormente apague as cinzas com água, para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;    

– Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;    

– Não queime o lixo doméstico.    

– Vale lembrar que realizar queimadas próximo às linhas de transmissão constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.  

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES