18.2 C
Catanduva
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
InícioSem categoriaEnergisa alerta sobre perigos de acidentes elétricos durante feriado de Carnaval 

Energisa alerta sobre perigos de acidentes elétricos durante feriado de Carnaval 

Feriadão de Carnaval batendo à porta e muita gente está em contagem regressiva para cair na folia, pegar a estrada ou curtir os dias de descanso em casa. Seja qual for a sua escolha, em cada uma delas há riscos evitáveis quando o assunto é segurança com a rede elétrica. Tem dúvidas sobre quais são esses riscos? Confira as orientações da coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi. 

“Quando se fala em carnaval automaticamente lembramos de serpentinas, spray de espumas e até jatos de água para aliviar o calor nas festas a céu aberto. O que nem sempre lembramos é que esses produtos em contato com a rede elétrica podem causar acidentes graves”, alerta Juliana, acrescentando que o ideal é brincar longe da rede de energia. 

Quem vai comandar trios elétricos ou carros alegóricos também precisa redobrar a atenção quanto à altura dessas estruturas, que devem ser mantidas a uma distância mínima de 1,5 metro da rede de energia. “Há situações em que a simples proximidade de um equipamento metálico com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte de quem está por perto ou dentro desses veículos”, enfatiza a coordenadora. 

Riscos domésticos 

Para quem vai curtir o feriado prolongado na tranquilidade do lar ou organizar uma festa mais reservada em chácaras, sítios ou casas com piscinas, vale reforçar: água e eletricidade não combinam. Por isso, não se deve manusear aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.  

E na hora de decorar o ambiente, ligar o som e arrumar a iluminação, nada de improviso. Evite o uso de extensões, benjamins e adaptadores que podem causar o superaquecimento de tomadas, resultando em curto-circuito, choque elétrico e incêndios. 

Riscos nas estradas 

Por fim, quem está de malas prontas para pegar a estrada, deve refletir sobre os riscos de acidentes de trânsito nesta época do ano. Para se ter uma ideia, na área de atuação da Energisa Sul-Sudeste na região de Catanduva, foram registrados 46 acidentes envolvendo colisão contra postes em 2022, sendo 10% deles no mês de fevereiro. 

“Esses acidentes causam inúmeros prejuízos, porém um dos mais graves é o risco de choque elétrico para quem está dentro e fora do carro, principalmente se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos”, expõe Juliana. 

Em caso de acidentes envolvendo poste, a Energisa orienta que motorista e passageiros permaneçam dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança. E quem se deparar com um acidente, precisa manter a distância e entrar em contato com a Energisa e com o Corpo de Bombeiros. 

Para falar com a Energisa, ligue no 0800 70 10 326 ou acesse o Aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br  ou a Gisa (assistente virtual do Whatsapp) pelo número (18) 99120-3365.  

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES