18.2 C
Catanduva
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
InícioCatanduvaEscritora catanduvense lança livro “Mulheres assentadas: mães de todas as lutas”

Escritora catanduvense lança livro “Mulheres assentadas: mães de todas as lutas”

A escritora Tamires Volcean lança o livro “Mulheres assentadas: mães de todas as lutas” na próxima quarta-feira, às 19 horas, no Sesc Catanduva.

Na obra, Tamires reúne relatos que “pintam um quadro” realista e comovente da vida das mulheres assentadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST. Enquanto reconstituem trajetórias individuais de sofrimento e resistência das mulheres assentadas, as falas ainda perfilam momentos históricos das lutas agrárias no Brasil, como o da repressão no campo durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

Entre um café e outro, a autora colheu depoimentos de mulheres de três assentamentos no interior do estado de São Paulo: Horto de Aimorés (Pederneiras e Bauru), Zumbi dos Palmares (Iaras) e Boa Esperança (João Ramalho). Por meio dessas narrativas ela construiu, neste livro, a saga do “nascimento da mulher assentada”.

São histórias de transformação de esposas submissas e oprimidas em agricultoras donas de seu destino, de mulheres passivas em sábias lideranças sociais, forjadas em anos de luta renhida, na verdade, sua única opção disponível.

Integrando o lançamento do livro, o Coletivo Dell’Arte apresenta, como resultado final das residências artísticas em teatro que acontecem nas tardes de sábado no Sesc, “O ventre da terra”, uma intervenção poética e musical que revela a potência da relação das mulheres com a terra.

A entrada é gratuita.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES