16.7 C
Catanduva
domingo, julho 14, 2024
spot_img
InícioCulturaFIT Rio Preto tem duas apresentações gratuitas de ‘Mary Stuart’

FIT Rio Preto tem duas apresentações gratuitas de ‘Mary Stuart’

As atrizes Virginia Cavendish (“O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”) e Ana Cecília Costa (“Amor Perfeito”) estão à frente do elenco de “Mary Stuart”, adaptação do texto de Friedrich Schiller (1759-1805) feita por Robert Icke e dirigida por Nelson Baskerville que marca a reta final do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), com apresentações nesta sexta e sábado (28 e 29/7), às 19h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela internet a partir de quinta-feira (27/7).

No palco, Virginia e Ana Cecília vivem, respectivamente, a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I. A partir desse embate, a encenação destaca como a traição, a violência e a desonestidade são armas políticas para se manter no poder. “Espero que o público atual entenda e associe essa Mary Stuart de Schiller, um texto escrito em 1800, à nossa atualidade pensando que abusos de poder e injustiças estão entre nós desde o princípio de tudo. Um mundo de rainhas onde os homens (como sempre) tentam dar as cartas, um poder que aprisiona tanto quanto o próprio cárcere e a não admissão de opiniões opostas”, comenta o diretor.

Segundo Virginia, o espetáculo é dedicado a todas as mulheres que foram humilhadas, mortas e queimadas na fogueira; a todas as mulheres assassinadas pela brutalidade e covardia do sexo masculino. “A única coisa que sei agora é que Mary Stuart foi morta por causa de leis criadas pelo sexo masculino. Os homens mataram Mary Stuart, não Elizabeth. Os homens não suportam que uma mulher assuma seus desejos, que ame e troque de amor. Logo é condenada, chamada de vadia, sem valor, posta na fogueira ou guilhotinada. E isso continua nos dias de hoje”, reforça a atriz.

Distribuição de ingressos
O público poderá fazer a retirada online do ingresso gratuito para “Mary Stuart” a partir das 12h da véspera da apresentação, nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no APP Credencial Sesc SP. É necessário realizar cadastro prévio e o limite é de dois ingressos por CPF.

Os ingressos gratuitos de “Mary Stuart” serão distribuídos de forma presencial meia hora antes do início da apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O limite é de um ingresso por pessoa.

A Casa Forte
A Casa Forte Produções Artísticas foi criada, em 2004, pela atriz e produtora Virginia Cavendish com o objetivo de realizar espetáculos teatrais e obras audiovisuais. Já produziu espetáculos adultos que circularam por diversos estados brasileiros, tendo grande sucesso de público e crítica. Entre eles, “O Rio”, de Jez Butterworth, com direção de Nelson Baskerville; “Não Vamos Pagar!”, de Dario Fo, com direção de Inez Viana; “Hedda Gabler”, de Henrik Ibsen, com direção de Walter Lima Jr; e “Comendo entre as Refeições”, de Donald Margulies, com direção de Walter Lima Jr. No cinema, coproduziu com Cinelândia “Através da Sombra”, de Walter Lima Jr., e “Até que a casa Caia”, de Mauro Giuntini.

Antes de fundar a Casa Forte Produções, Virginia produziu dois espetáculos teatrais: “Lisbela e o Prisioneiro”, de Osman Lins, direção de Guel Arraes, e “A ver estrelas”, texto e direção de João Falcão. Já no cinema, foi produtora associada do filme “Lisbela e o Prisioneiro” (2003), de Osman Lins, adaptação de Guel Arraes, Pedro Cardoso e Jorge Furtado.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

Mary Stuart
Casa Forte | São Paulo/SP

Ficha técnica:
Texto: Friedrich Schiller
Adaptação: Robert Icke
Tradução: Ricardo Lísias
Direção: Nelson Baskerville
Elenco: Virginia Cavendish, Ana Cecília Costa, Adilson Azevedo, Alef Barros, Anderson Muller, Fernando Pavão, Fernando Vitor, Iuri Saraiva, Joelson Medeiros, Julia Terron e Leticia Calvosa 
Cenografia: Marisa Bentivegna
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Iluminação: Wagner Freire
Trilha sonora: Daniel Maia
Direção de imagem e videomapping: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)
Fotografia: Priscila Prade
Pesquisa: Luis Marcio Arnaut
Ilustrações: Luciano Feijão
Direção vocal interpretativa: Lucia Gayotto
Preparação corporal: Tati Malhado
Consultoria gestual: Sayonara Pereira
Visagismo: Marcos Padilha
Caracterização e efeitista: Pietro Schlager
Adereços: Tetê Ribeiro
Assistência de direção: Anna Zêpa
Assistente de iluminação e técnico de luz: Júnior Docini
Som: Anderson Franco
Direção de palco: Julia Terron
Camareira: Angela Lima e Andrea Lima
Costureira: Judite Geronimo de Lima
Envelhecimento de figurino: Foquinha Cris
Alfaiate: Ismail de Souza Mendes
Direção de produção: Giovani Tozi e Virginia Cavendish
Produção executiva: Felipe Calixto
Apoio Administrativo: Lilian Damasceno
Coordenação de projeto: Casa Forte SP Produções Artísticas

Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 100 minutos | Data: 28 e 29/07 | Horário: 19h | Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto | 431 lugares | Grátis. Os ingressos podem ser retirados de forma online um dia antes da apresentação pelo sites  fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo app Credencial Sesc SP e, presencialmente, no local do espetáculo, meia hora antes do início de cada apresentação

Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO 2023
20 a 29 de julho, em São José do Rio Preto (SP)
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo
Parceria: Sesi São Paulo
Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil

Programação completa no site: fitriopreto.com.br

Marcia Bernardes
Marcia Bernardeshttps://ftnews.com.br
Jornalista, 20 anos de experiência, tendo passado por diversas redações de mídia impressa em Catanduva e São José do Rio Preto. Atuou nos principais veículos do Noroeste Paulista, incluindo o jornal Diário da Região. Jornalista de formação, designer por amor.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES