18.2 C
Catanduva
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
InícioSaúdeHospital Unimed São Domingos inaugura nova Unidade de Terapia Intensiva

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Unidade de Terapia Intensiva

Com foco na excelência no atendimento, a diretoria da Unimed Catanduva, mantenedora do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) inaugurou nesta quarta-feira, 29 de setembro, três grandes empreendimentos: a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto), Hospital Dia, e ampliação do Centro Cirúrgico.

A inauguração foi realizada às 9h, na presença do Corpo Diretivo da Unimed Catanduva, imprensa local, e autoridades. O prefeito Padre de Oliveira Rosa realizou a benção da inauguração, contando também com a participação do Pastor Benones dos Santos.

O descerramento da placa foi realizado pelo presidente da Unimed Catanduva e do HUSD, José Renato Pizarro e pelo diretor de Recursos Próprios, o pneumologista Fábio Macchione dos Santos.

Pizarro destacou o investimento como o melhor para todos os pacientes e cooperados. “Esta é mais uma obra entregue por esta diretoria. Com um trabalho de gestão séria. Nossa estrutura é de alta tecnologia e conta com profissionais de ponta. Não fica devendo em nenhum lugar do Brasil”, pontuou.

O coordenador da UTI Adulto, o intensivista José Braz Cotrim, agradeceu o apoio recebido pela diretoria em abraçar um projeto que há tempo idealizava. “Agradeço esta diretoria que levou a este projeto antigo à frente, que era necessário para nós. Também estendo meu agradecimento à toda equipe médica, Enfermagem, Fisioterapia, que mantém a UTI funcionando”, reforçou.

Na nova UTI adulto, o novo ambiente apresenta uma estrutura mais adequada dos leitos, com 3,6 metros de largura cada, gerando mais conforto aos visitantes e paciente. Em alguns casos específicos, há possibilidade de estender o período de duração da visita por até dez horas.

De acordo com o encarregado de Manutenção Antonio Orlando Oliveira, a UTI que era de 163 metros quadrados, praticamente quase triplicou o seu espaço, passando a contar com 428 metros quadrados, para o atendimento aos dez leitos existentes. A ala também passou contar com estrutura para isolamento viral e todos os leitos são monitorados 24 horas, acompanhados por monitores em pontos estratégicos da unidade. Inclusive no Conforto Médico.

Os leitos de isolamento viral contam com sistema de ar condicionado especial, com pressão negativa (específica para pacientes com problemas respiratórios). Outra novidade é a instalação de pontos na beira dos leitos para o tratamento de hemodiálise.

Ainda no novo ambiente, foi instalado ar condicionado central, com dispositivo elétrico supervisor de isolamento IT médico – sistema que supervisiona problemas de curto-circuito e garante a proteção do paciente, evitando, assim, possível acidente com corrente elétrica.

De forma simultânea, o HUSD investiu na construção de quatro leitos no Hospital Dia e dois pré-anestésicos. No Hospital Dia são recepcionados pacientes de curto período de internação, com em casa de recuperação de cirurgias mais simples, por exemplo.

O ambiente tem ligação direta ao Centro Cirúrgico, que também foi ampliado, contando agora com seis salas de cirurgia, oferecendo melhor estrutura aos seus pacientes, conforme pontuou o anestesiologista e coordenador da unidade, José Joaquim Ribeiro de Souza. “Contamos com mais uma sala de cirurgia e o Hospital Dia anexado ao Centro Cirúrgico, sendo fundamental para o atendimento dos nossos pacientes. Conquistamos juntos um avanço na qualidade de atendimento, e também segurança aos colaboradores e usuários”, finalizou.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES