24.8 C
Catanduva
sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioCatanduvaHPA e HEC captam primeiras doações de órgãos de 2023

HPA e HEC captam primeiras doações de órgãos de 2023

Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos realizaram as primeiras captações de órgãos neste ano. A doação foi autorizada pela família de uma paciente de 66 anos, que estava internada na UTI-HPA após aneurisma cerebral, que evoluiu para morte encefálica.

Os familiares optaram pela doação dos órgãos, já que esse era desejo da paciente ainda em vida. Profissionais médicos do Hospital de Base de São José do Rio Preto, juntamente com a equipe do HPA captaram rins, fígado e córneas.

“A generosidade da família em respeitar o desejo de seu ente possibilitou com que outros pacientes retomem suas atividades e tenham uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, saírem da fila de espera por um órgão”, disse a equipe médica.

Nos dias 7 e 8 de janeiro, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante/CIHDOTT do Hospital Emílio Carlos fez duas captações de córneas que vão possibilitar com que até quatro pessoas voltem a ter suas visões reestabelecidas.

“Nossa equipe trabalhou na identificação e a possibilidade da doação com autorização dos familiares, procurando respeitar qualquer decisão e nos colocando à disposição para quaisquer dúvidas neste momento”, disse a Comissão, informando que “atualmente, além da decisão do próprio doador em vida, quem autoriza são os familiares com grau de parentesco até o 2º grau, sendo pais, filhos, irmãos, avós, netos ou cônjuges”.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES