O final de semana se aproxima e a programação do Janeiro Brasileiro da Comédia – JBC 2023 se intensifica. Nesta sexta-feira, 27, haverá espetáculo pela Mostra Nacional e a reabertura do Cabaret do Riso, que tem em sua programação número cênico, exibição de filme, DJ e foodtrucks.
Pela Mostra Nacional, haverá apresentação na tarde desta sexta, às 16h, no CEU das Artes Aristides dos Santos, do espetáculo A Fabulosa Tenda dos “Charlatães”, do Grupo Desembargadores do Furgão, de São Paulo/SP. A duração é de 55 minutos, a entrada é gratuita e a faixa etária é livre.
“Charlatães”
A Fabulosa Tenda dos “Charlatães” chegou na cidade! Profissionais na arte de enganar, as personagens representadas com máscaras balinesas apresentam números clássicos de circo. Entre números de ilusionismo, contorcionismo, magia, homem mais forte do mundo, feras e atiradoras de agulhas, ainda há espaço para vendas do patrocinador oficial da Cia e muita trapalhada que garante a diversão para toda a família. O espetáculo tem orientação artística de Gabriel Bodstein, no elenco Amanda Schmitz, Ana Pessoa e Marcelo Moraes.
Cabaret do Riso
O ponto de encontro do Janeiro da Comédia volta a ficar ativo a partir da noite desta sexta e funciona até domingo. O espaço estará aberto, a partir das 20h, nos três dias. Haverá som ambiente, exposição fotográfica “Vai Recomeçar a Brincadeira!” de Jorge Etecheber, funcionamento de foodtrucks e espetáculos de comédia curtos, todos os dias. O Cabaret fica no Caboclão, localizado no Recinto de Exposições de Rio Preto.
Na programação desta sexta, haverá o espetáculo Fumaça com o colombiano Payaso Satin. Uma paródia bufonesca dos mágicos, faquiristas e alquimistas, usando técnicas do teatro físico e da prestidigitação, é uma mistura entre a bufonaria e a palhaçaria, que no início nasce como uma adaptação da cena de circo tradicional sobre o mítico charlatão. Satin viajou pelo mundo todo, levando os grandiosos e misteriosos aprendizados, poderes herdados de seus ancestrais. Incríveis habilidades na arte da magia e do faquirismo, que traz ao público momentos de descontração. Mas ele leva consigo um grande mistério que paralisa a plateia em seus assentos: o que se esconde na misteriosa Caixa preta?. Criação e Elenco de Daniel Satin, assessoria cênica de Ricardo Puccetti e reprodução de Rita Masini.
Filme-teatro e debate
Excepcionalmente nesta sexta, 27/1, haverá a apresentação do filme-teatro Tudo que você precisa é amor, de Felícia de Castro, de Salvador/BA, às 20h30, no Cabaret do Riso. A exibição será seguida de debate.
Transitando de forma visceral, por infância e ancestralidade, vida e morte, violência e amor, o acontecimento cênico “Tudo que você precisa é amor” traz uma mulher e uma criança em busca de algo que faça sentido, num mundo devastado pela lógica patriarcal. Ancorada na palhaçaria feminista e na função sagrada do riso, a performance parte da pesquisa e da mitologia pessoal da artista Felícia de Castro que encontra a mitologia arquetípica de deusas obscenas de antigas culturas matriarcais e convoca-nos a um encontro tragicômico de luzes e sombras. O filme tem concepção, texto e atuação de Felícia de Castro; com dramaturgia e direção de Felícia de Castro, Alê Casali e Nin La Croix e técnicas de palhaçaria Alê Casali.Confira a programação completa do JBC 2023 no link: riopreto.sp.gov.br/2023jbc .