21.6 C
Catanduva
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioRegiãoSão José do Rio PretoMais de 600 cães são castrados em quatro dias de mutirão

Mais de 600 cães são castrados em quatro dias de mutirão

Nos quatro primeiros dias da quarta edição do mutirão de castração em Rio Preto, de terça a sexta-feira (de 8 a 11), foram esterilizados 617 cães, média diária de 154 procedimentos. A ação termina neste sábado, dia 12. A meta era atender mil animais, mas, por conta dos faltosos, esse número não será atingido.

Por isso, os tutores cujos animais estão agendados para o último dia devem comparecer no horário marcado. A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto marcou 150 castrações no período da manhã, exclusivamente para cadelas; e outras 50 à tarde, para cães machos.

A secretária Cláudia De Giuli pede que os tutores comparecem na Swift. “É um compromisso com seu animal e com o município, que oferece esse importantíssimo serviço gratuitamente. A castração previne doenças, diminui a população errante de animais, o abandono de ninhadas e impacta positivamente na saúde pública.”

Os cães a serem esterilizados precisam estar em jejum de oito horas de alimentos sólidos e líquidos. O tutor deve portar documento pessoal e comprovante de residência no nome do responsável pelo cadastro. Animais de médio e grande porte precisam estar com coleira e focinheira.

O atendimento, incluindo a cirurgia, demora cerca de duas horas, então os responsáveis pelos animais devem se programar em relação à hidratação e alimentação. Após a esterilização, a equipe orienta o tutor em relação aos cuidados pós-cirúrgicos e entrega a medicação, também gratuitamente.

Pérola

O consultor de vendas Eder Carlos de Souza Oliveira, 32 anos, e seu filho Emanuel de Matos Rodrigues, 9 anos, levaram a cadela Pérola, uma simpática fox paulistinha (terrier brasileiro) para ser submetida à esterilização.

“Com a castração, há a prevenção de doenças e de gravidezes indesejadas. Além disso, a gente vê muitos animais abandonados. Por isso, acho muito importante esse serviço oferecido pela Prefeitura”, afirma Eder.

A família tem outros dois pets, já castrados: o salsicha (raça Dachshund) Pumba e a vira-lata Masha. “Gosto muito deles. São meus companheiros. Quando deito, eles vêm e dormem comigo. São fofinhos e ficam ao meu lado em todas as situações”, conta Emanuel.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES