23.7 C
Catanduva
quarta-feira, outubro 23, 2024
spot_img
InícioDestaquesMarquinhos Ferreira oferece apoio aos alunos de Embaúba “expulsos” do shopping de...

Marquinhos Ferreira oferece apoio aos alunos de Embaúba “expulsos” do shopping de Catanduva

O presidente da Câmara, vereador Marquinhos Ferreira, divulgou nota em que repudia o caso registrado com alunos da CEMEF Miguel Stelute, de Embaúba, na última quinta-feira, dia 2, no Garden Shopping Catanduva.

Na ocasião, os alunos teriam sido expulsos da praça de alimentação porque, segundo os educadores, estariam ocupando espaço e consumindo muito pouco. Um dos professores, inclusive, teria sido alvo de ofensas racistas. 

“É inaceitável e lamentável que os proprietários de estabelecimentos alimentícios do shopping tenham tratado de forma desrespeitosa e discriminatória as crianças, profissionais da escola e o Secretário que os acompanhavam. Nossa sociedade não pode tolerar atos de racismo e humilhação, pois ferem os princípios de igualdade e respeito que regem nossa Constituição”, afirma Marquinhos. 

De acordo com o vereador, os funcionários envolvidos desrespeitaram o direito de ir e vir dos cidadãos e agiram de forma discriminatória.

“É importante ressaltar que vivemos em um país democrático, onde todos devem ser tratados com dignidade, independentemente de sua origem étnica”.

Marquinhos também cobrou providências para que o caso dos alunos de Embaúba não se repita.

“Exijo que as devidas providências sejam tomadas a fim de que tais atos sejam punidos e não se repitam. É fundamental que a sociedade repudie e combata qualquer forma de discriminação, promovendo a igualdade e a inclusão em todos os espaços.Como vereador, estou comprometido em trabalhar pela promoção dos direitos humanos e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Continuarei atento e vigilante diante de qualquer forma de preconceito e discriminação, buscando sempre a garantia dos direitos de todos os cidadãos. Reforço meu apoio à Cemef Miguel Stelute, aos alunos, aos profissionais da escola neste momento difícil. Estou à disposição para apoiar e colaborar na busca por soluções que evitem a repetição de tais situações”, conclui.

Entenda o caso 

Em nota divulgada, a Prefeitura de Embaúba informou que uma equipe municipal trouxe alunos de 1° à 5° ano da CEMEF Miguel Stelute em passeio até Catanduva, com o intuito de passarem o período da manhã nas dependências do shopping, para almoçarem no Mc Donalds. 

Enquanto aguardavam, os estudantes foram acomodados na praça de alimentação. 

“Foi servida a primeira remessa de lanches e refrigerante, e pela demanda grande, houve demora na remessa dos segundos, sobremesa e brinquedos. Então, alguns proprietários de estabelecimentos alimentícios do shopping acabaram chamando os seguranças, expulsando as crianças e profissionais da escola que estavam a serviço para auxiliar nos cuidados com os menores, justificando que estavam ocupando grande parte da praça, e que não estavam consumindo os produtos deles”.

Segundo a prefeitura, todos saíram enfileirados do mesmo jeito que chegaram e as crianças precisaram aguardar o transporte sentadas do lado externo do shopping. 

“Os funcionários destrataram, humilharam e praticaram atos de racismo contra o Secretário da Educação e demais profissionais da escola. Repudiamos o ato, pois vivemos em um país livre e temos o direito de ir e vir, conforme o artigo 5° da Constituição Federal”.

Até o momento, o Garden Shopping Catanduva não comentou o caso.

Mariana Lachi
Mariana Lachi
Mariana Lachi - Jornalista com formação em Comunicação Social e Pedagoga. Experiência em um pouquinho de tudo: TV, rádio, revista, assessoria de imprensa e jornal impresso. Atua há mais de 20 anos com mídia.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

POSTS POPULARES