Pela 62ª expedição, o Barco Hospital Papa Francisco, idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, está em missão levando atendimento de atenção básica de saúde à população ribeirinha na Amazônia.
Treze médicos voluntários de diferentes especialidades embarcaram na última quarta-feira, 9, na expedição. Entre eles, está o urologista e cooperado da Unimed Catanduva, Rafael Pires Borges, que participa da experiência pela primeira vez.
“Estou neste projeto social, servindo a Deus na figura do próximo, atendendo as comunidades ribeirinhas com destino até Terra Santa (Pará). Somos pessoas entusiasmadas e disponíveis na tentativa de trazer um pouco de alegria. Juntos vamos levar esperança e conhecer de perto uma região que vive outra realidade, com dificuldades gerais, inclusive na área da saúde”, disse o médico.
A missão será realizada até dia 19 de novembro e conta com urologistas, radiologistas, anestesiologistas, ginecologistas, ortopedistas, cirurgia geral, oncologistas e dentistas.
Borges ressalta que os voluntários deixaram os grandes centros não só para ajudar, mas também para aprender. “Vamos conhecer pessoas humildes que vivem em outra realidade, mas que são cheias de sabedoria e lealdade na fé”.
MISSÃO
A origem da missão em atendimento à população ribeirinha nasceu durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013, quando receberam o Papa Francisco no hospital da fraternidade no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Papa incentivou que a Fraternidade também estivesse presente na Amazônia.